Fenacor e Sincor-GO defendem que seguradoras ampliem cobertura para casos de morte devidos ao coronavírus

O presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Armando Vergílio, enviou ofício conclamando para que todas empresas seguradoras que não apliquem nos contratos quaisquer cláusulas de exclusão ou restritivas de direitos relacionadas às epidemias ou pandemias, permitam, assim, a ampla cobertura para eventuais casos do novo coronavírus (Covid-19). De forma geral, a cobertura de morte em seguros de vida não se aplica a situações de pandemias.

“Lançamos um desafio: as cláusulas existentes não devem mais ser aplicadas na ocorrência de epidemias ou pandemias, como a do coronavírus, naquelas coberturas relacionadas particularmente à proteção da vida e da saúde das pessoas”, diz o presidente da Fenacor. Duas empresas já se manifestaram afirmando que vão atender o pedido da entidade nacional: Previsul Seguradora e Icatu Seguros.

O Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Capitalização, de Previdência Privada e de Resseguros no Estado de Goiás (Sincor-GO) apoia o pedido da Federação e afirma que as pessoas com apólice de seguro de saúde e de vida devem contatar o seu corretor de seguro, profissional que pode auxiliar com informações e atendimentos em casos mais graves.

“O Sincor-GO dará toda o suporte para os corretores, que são os profissionais capacitados para assessorar seus segurados e deve estar a postos para atender seus clientes a qualquer momento, indicando como se protegerem adequadamente, inclusive através do seguro e, caso necessário, como reparar danos e também como serem devidamente socorridos e preservados neste momento de grande crise”, diz o presidente da entidade goiana, Lucas Vergílio.

“O momento é de ampla solidariedade diante da atual crise mundial e não podemos nos omitir exatamente quando toda a sociedade clama por nosso amparo. Devemos assumir o compromisso de oferecer respostas rápidas e eficazes às pessoas afetadas por essa pandemia, aos seus familiares e, quando for o caso, às autoridades públicas”, afirma o presidente da Fenacor em nota enviada para todas seguradoras e todos corretores de seguro no País.

Vacinação

O Sincor-GO informa também que antecipará a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza Tetravalente) para os corretores de seguro associados e familiares, colaboradores de corretoras associadas e de seguradoras parceiras da entidade no Estado. A previsão é de que as vacinas sejam disponibilizadas na primeira quinzena de abril. A ação visa garantir a imunização contra o vírus da Influenza com valores promocionais: o custo da vacina com desconto será de R$ 50. Os interessados deverão reservar suas doses junto ao departamento de benefícios do SINCOR-GO, para aquisição dos vouchers e pagamento.