Transparência na OAB-GO é debatida durante lançamento de livro

Lúcio Flávio, Davida Costa Jr., Leon Deniz, Janúncio Januário Dantas e Bruno Pena durante lançamento do livro
Lúcio Flávio, David Costa Jr., Leon Deniz, Janúncio Januário Dantas e Bruno Pena durante lançamento do livro

A valorização dos advogados goianos e transparência na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) foram debatidas na noite dessa quarta-feira (14) durante o lançamento do livro ‘Em Defesa do Advogado’, de Leon Deniz, membro do Movimento Renovação e Atitude e pré-candidato à vaga de conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil por Goiás. 

 
Leon Deniz relembrou a luta que tem enfrentado desde 2004, dentro da Ordem, em busca de transparência e honestidade. Ele contou que sofreu perseguições por conta de suas denúncias sobre irregularidades na OAB. “A prestação de contas nas últimas gestões da OAB-GO sempre entraram extrapauta, no final de expediente, com distribuição determinada, contrariando aquilo que o conselho federal determina”, afirma. Leon acredita que foram atitudes como essa que culminaram no que chamou de “rombo financeiro da instituição”.
 
O pré-candidato à presidência da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, agradeceu a força e o apoio de Leon Deniz em sua pré-campanha. “Você é um homem visionário. Desde 2004 vem denunciando o que havia de podre na blindada OAB Forte e lutando por uma instituição melhor”, disse. 
 
Leon Deniz expressou, durante seu discurso, sua expectativa quanto a Lúcio Flávio. “Precisamos, desejamos e queremos que a OAB-GO abra suas portas, suas janelas, para oxigenar a advocacia de Goiás, para que tenhamos uma instituição transparente, para que a ordem possa ter uma administração verdadeiramente voltada aos interesses de toda a nossa categoria”, afirmou.
 
O tesoureiro do movimento Renovação e Atitude, Roberto Serra, relembrou que havia participado de uma das turmas do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem (TED OAB-GO), responsável pelo julgamento de um processo disciplinar contra Leon Deniz. “Naquele momento, diante da situação em que o Leon foi colocado, não houve dúvidas de minha parte de que eu tinha que votar pela mais completa e absoluta absolvição”, relatou. 
 
A advocacia jovem do Movimento Renovação e Atitude esteve representada pelo coordenador do grupo de advogados em início de carreira, Lúcio Lincoln. “Na luta pela democracia, o doutor Leon sempre defendeu a proporcionalidade, com o fim do conselho monocrático. Ele tem lutado muito também pelos advogados em início de carreira. Sempre defendeu o fim da cláusula de barreira, que impede os advogados com menos de cinco anos de instituição a serem eleitos e candidatos ao conselho seccional”, ressaltou.
 
O lançamento do livro ‘Em Defesa do Advogado’ foi realizado no escritório político do Movimento Renovação e Atitude e segundo a organização contou com a presença de cerca de 100 advogados. Muitos vieram de cidades do interior, como São Luís dos Montes Belos, Itumbiara, Santa Helena de Goiás, Senador Canedo, Anápolis, Caldas Novas e Aparecida de Goiânia.