Time de Arbitragem da Faculdade de Direito da UFG realiza I Arbitration Day

Marília Costa e Silva

O Time de Arbitragem do Grupo de Estudo de Métodos Alternativos para Resolução de Conflitos (Gemasc) da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) vai realizar, no próximo dia 26 de junho, no Auditório da Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA/GO), no Setor Sul, em Goiânia, o I Arbitration Day, que terá como tema Arbitragem – Teoria e Prática. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas aqui

Wagner Gustavo Carvalho Santos, membro do Time de Arbitragem da UFG, explica que o evento tem por objetivo discutir o instituto da arbitragem como meio adequado para a resolução de controvérsias. O I Arbitration Day contará com diversos painéis de debate e estudo nos quais serão analisados a arbitragem e suas nuanças, segmentos e atuais perspectivas no diversos ramos do Direito.

O evento contará com palestras de vários especialistas, como Renan Santos Martins, presidente da Comissão Especial de Arbitragem da OAB de Goiás; Marcílio Ferreira Torres, procurador do Estado de Goiás; Eduardo Vieira, coordenador Nacional do Comitê Brasileiro de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE); e Aureliano Albuquerque Amorim, juiz de Direito.

Alunos da UFG que integram o Grupo de Estudo de Métodos Alternativos para Resolução de Conflitos (Gemasc)

Gemasc
O Grupo de Estudos, criado no ano passado, é formado por acadêmicos do curso de Direito da UFG e busca estudar os métodos adequados para resolução de controvérsias, como a mediação, negociação e arbitragem, em contraponto à morosidade da jurisdição estatal. Além disso, possui três times – Time de Arbitragem, Time de Negociação e Time de Mediação.

Os times preparam seus membros para competições regionais, nacionais e internacionais nos âmbitos das respectivas áreas, como forma de capacitar os alunos às técnicas, práticas e principais desafios do operador do direito ao lidar na prática com tais institutos, através da resolução de casos-problema e de sustentações orais em audiências simuladas. Em outubro, os Times de Mediação e Arbitragem participarão da X Competição Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial CAMARB, que acontecerá em São Paulo.

Confira a programação completa do evento aqui