Servidores do Judiciário Federal em Goiás vão às ruas nesta quarta pela aprovação do Plano de Cargos e Salários

Nesta quarta-feira (24/06), os servidores do Poder Judiciário Federal vão às ruas em Goiânia pela aprovação do plano de cargos e salários da categoria (PLC 28/2015) que deveria ter sido votado no último dia 10/06 no Senado Federal e foi adiado para apreciação na sessão do dia 30/06. A passeata na região central da capital está marcada para começar às 15 horas, saindo do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral, na Praça Cívica. A concentração no local está marcada para 13 horas.

Nessa terça-feira (23/06), os grevistas promoveram um “marmitaço” ao meio-dia, em frente ao Fórum Trabalhista de Goiânia em protesto contra a defasagem salarial de 9 anos que afeta a categoria. “Hoje, a alimentação é um dos itens que mais pesa no orçamento familiar. Por isso, realizaremos um marmitaço como símbolo do nosso protesto pela aprovação do PLC 28/2015, nosso plano de cargos e salários que tramita no Senado Federal. Há quase uma década, estamos com os salários congelados e a alimentação constitui um dos principais fatores de pressão da alta inflacionária”, declara o presidente do Sinjufego, João Batista Moraes Vieira.

Justiça Federal restringe atendimento

O diretor do Foro da Seção Judiciário Federal de Goiás, Paulo Ernane Moreira Barros, determinou  que haja distribuição na Justiça Federal  apenas das ações  urgentes e das petições em que há perecimento de direito. A decisão foi tomada em decorrência da forte adesão dos servidores à greve nacional da categoria pela recomposição salarial. Atualmente, apenas o estado do Tocantins ainda não aderiu ao movimento paredista por tempo indeterminado.

Em Goiás, além da capital – Goiânia – greve dos servidores do Judiciário Federal, integra o Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho e Justiça Federal, tem sido expressivo também no interior, principalmente, nos municípios de Rio Verde, Jataí, Formosa, Uruaçu, Porangatu, Anápolis, Itumbiara, São Luís dos Montes Belos e Goiatuba.