Sancionada lei que visa implantação de campanha para diminuir desperdício de água em Goiás

Aprovada na Assembleia, foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 10 deste mês, a Lei nº 20599/19, que visa reduzir o desperdício de água potável em Goiás. Para isso, a legislação trata de implantar a campanha do “Mês Estadual do Uso Correto da Água”.

De acordo com o texto sancionado, a campanha será realizada, anualmente, no mês de junho, e deverá desenvolver palestras, debates, seminários, dentre outras atividades em todo Estado, com os seguintes eixos temáticos: formas de evitar o desperdício irracional da água; sistemas de captação e armazenamento da água da chuva para fins domésticos, industriais e de agricultura; e reutilização da água.

Autor da lei, o deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) defende a medida alegando que o desperdício e a falta de incentivo para o aproveitamento e reaproveitamento da água direcionam o Estado a um futuro incerto e de escassez. “Exemplos temos de países como os Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Japão, não para compararmos com a realidade brasileira, mas para mostrarmos que vem dando resultados positivos, pois economizam 30% da água dos sistemas públicos, através de captação da água da chuva”, afirma Jeferson.

A lei entrou em vigor a partir da data de sua publicação, e será incluída no calendário escolar anual de todas as escolas públicas e privadas de Goiás, desde a educação infantil até o ensino médio.