Ruas e avenidas da capital poderão vir a ter mesmo nome em toda sua extensão

Projeto aprovada na Câmara de Goiânia vai permitir a alteração de nomes de ruas e avenidas da Capital.A matéria, de iniciativa do vereador Deivison Costa-PT do B, acrescenta parágrafo ao artigo 165 da Lei Orgânica “ que proíbe a alteração dos nomes das vias e logradouros públicos já existentes, exceto quando esta alteração se destinar a restituir a denominação primitiva.”

Pela proposta de Deivison será permitida também a preservação da denominação já consagrada pela opinião pública, no caso das vias estendidas por alterações urbanísticas. O vereador cita como exemplo, Avenidas como a T-7 que tem várias denominações, dependendo do bairro por onde passa, devido ao seu prolongamento ter sido efetivado em várias etapas e cada trecho foi recebendo nomes diferentes, embora se trate do prolongamento de uma mesma via.

O vereador lembra que tal procedimento acaba por dificultar a localização por parte dos correios, de motoristas de táxis e da população em geral porque uma mesma rua ou avenida tem diferentes nomes. Em alguns casos, diz Deivison, as pessoas se referem a essas vias lembrando o nome mais conhecido.

O que acontece, justifica Deivison “é que a concepção urbanística tradicional define a cidade em três características: o número de habitantes em uma dada área, as conexões urbanas e o estilo particular de vida. Quando as avenidas, ruas e canteiros forem modificados , alterados urbanisticamente, deverão continuar com o nome já existente ou com o mais conhecido, sem nova denominação,” defende. A matéria depende ainda de sanção do Prefeito Paulo Garcia.