Projeto cria Campanha de Conscientização sobre os riscos do uso de hidrogel

Projeto de lei nº 4.026 de autoria do Deputado Talles Barreto (PTB), pretende criar a Campanha de Conscientização sobre os riscos do procedimento com o Hidrogel, em todo o Estado de Goiás. A proposta foi aprovada preliminarmente na tarde da última quinta-feira, 18, e já está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Segundo aponta o requerimento, a Campanha deverá ser desenvolvida para informar e orientar a população, em especial as mulheres, sobre o perigo da aplicação de hidrogel, divulgando a importância da prática de exercícios e a necessidade de todo procedimento ser feito com acompanhamento médico. Além disso, prevê que toda a campanha deverá ser veiculada nas emissoras de rádio e T, bem como nas academias de ginástica, escolas e hospitais.

Talles Barreto lembra que o Hidrogel vem sendo usado para preenchimento de linhas de expressão e rugas no rosto e no pescoço, e também em cirurgias plásticas para redesenhar partes do corpo, como nádegas e coxas, sendo que seu uso deve ser feito em pequenas quantidades, mas que não é o que acontece.

“A maioria das pessoas não tem consciência das diversas consequências do uso dessas substâncias em grande quantidade, como o desencadeamento de reações alérgicas, contaminação bacteriana, embolia pulmonar, necrose, deformações a podendo causar até a morte”, explica o parlamentar.

Talles lembrou ainda da senhora Maria José de Machado, de 39 anos, que morreu em outubro desse ano, com embolia pulmonar, após a aplicação de hidrogel em uma clínica estética em Goiânia, para aumentar o tamanho das nádegas. “É preciso alertar as mulheres sobre os riscos do uso dessa substância”, reforça o deputado.