Programa prevê combate ao desperdício de alimentos no município

Aprovado na Câmara de Goiânia projeto de lei que autoriza o Executivo a criar o Programa de Fornecimento e Combate ao Desperdício Alimentício no município de Goiânia (Proforne). O PL 130/13, de iniciativa da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), pretende criar bancos de dados de micro, pequenas, médias e grandes empresas públicas ou privadas no ramo alimentício que queiram doar alimentos para serem distribuídos à população carente.

Para o fornecimento, será criado um cadastro de pessoas voluntárias a fazerem a coleta dos alimentos e aqueles que serão beneficiados com o programa. A Prefeitura poderá criar uma forma de incentivo às empresas doadoras.

De acordo com a justificativa da vereadora, o objetivo da proposta é reduzir o desperdício de alimentos e conscientizar as empresas que alimentos que não são comercializados podem ser doados. “É lamentável que, diante de tanta riqueza produtiva, exista tanto alimento jogado no lixo e a inexistência de um programa específico para esta redução”, justifica.