Programa Meu Guri será implantando em Goiânia

O Programa Meu Guri será implantado em Goiânia no próximo mês. Ele objetiva proporcionar aos adolescentes em situação de risco – principalmente os já infratores – a oportunidade de reinserção na sociedade. Segundo a juíza da Vara da Infância e da Juventude da capital, Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, idealizadora do projeto, a ideia é buscar parcerias para tornar viáveis ações voltadas para os adolescentes e seus familiares, especialmente para aqueles que se encontram em prática infracional. “Queremos transformar a realidade dos adolescentes de Goiânia, criando-lhes oportunidades mais justas e de esperança, buscando a sua efetiva reinserção social”, frisa, ao dizer que, na capital, há cerca de 260 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e 230 em internação provisória e definitiva.

Ainda de acordo com Maria Socorro, a estratégia consiste em investir na reeducação, por meio de cursos profissionalizantes, e consequentemente fazer com que eles retornem às escolas e tenham oportunidades de trabalho, para não reincidirem no crime. “Por isso, a importância dos parceiros. Com cada um fazendo sua parte, aumentamos a atuação da rede de proteção”, pontuou.

Ao citar os objetivos do programa, a juíza destaca que os jovens e seus familiares serão acompanhados e terão orientação educacional, apoio psicológico e social. Além disso, eles serão inseridos em atividades culturais, de esporte e lazer. “É preciso dar continuidade, não basta dar oportunidade a eles apenas por um período. Tem de ser contínuo para que eles não pensem em voltar para criminalidade”, ressalta.

Sobre o Programa

O Programa Meu Guri foi lançado em dezembro de 2007, na comarca de Aparecida de Goiânia e teve parceirias com a prefeitura local, conselhos municipais e tutelares, Organizações Não Governamentais (ONGs) e com o meio empresarial. De acordo com a magistrada, o nome do projeto faz alusão à canção de Chico Buarque de Holanda, de mesmo nome, a qual conta a história do menino que furtava para ajudar a mãe, sem que ela soubesse, e foi morto em uma de suas empreitadas.