Procon Goiás atendeu mais de 72 mil consumidores em 2014

Mais de 72 mil consumidores foram atendidos presencialmente no Procon em 2014, sendo que 3.965 deles solicitaram a elaboração de cálculos, totalizando 25.842 cálculos. Isso porque cada consumidor pode pedir a quantidade de cálculos que necessitar. Em relação à renegociação de dívidas, 5.580 consumidores foram atendidos, deste total, 4.978 obtiveram êxito nos acordos, o que representa 94,98% de satisfação.

O serviço de renegociação é direcionado para o consumidor inadimplente e tem o Procon como intermediador junto às empresas, na redução de juros e multas de dívidas. Antes, os cálculos eram feitos apenas na sede e foi ampliado para todas as unidades de atendimento do Procon.

O prazo para entrega do cálculo ao consumidor foi reduzido em 2014, caindo de até dez dias para no máximo cinco, sendo que na maioria das vezes é feito com dois dias. Além disso, o consumidor pode receber o cálculo por e-mail, não havendo a necessidade de deslocamento.

Denúncias
Desde o início do ano, o serviço de teleatendimento do Procon, pelo número 151, recebeu mais de 57 mil denúncias.

Reforma da sede
A sede do Procon foi reinaugurada no dia 26 de agosto, trazendo mais conforto aos consumidores e também aos servidores. Novos serviços foram lançados, como o Procon Virtual e o Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing.

Também foram adquiridos móveis novos para todos os setores do Procon, equipamentos de informática e a ampliação de links de dados de acesso à internet, proporcionando agilidade no sistema de software. Além da ampliação no quadro de estagiários, que passou de 70 para 90. Com a reinauguração da sede do órgão, o número de guichês destinados para o atendimento ao público foi ampliado, passando de 16 para 22. Com isso, o índice de avaliação dos consumidores também cresceu, chegando a 99,7%.

Ampliação dos postos de atendimento
Atualmente, o Procon Goiás conta com 16 unidades de atendimento, incluindo a sede do órgão, sendo que duas dessas unidades foram inauguradas em 2014, uma em Jaraguá e outra em Anápolis, ambas no interior do Estado.

Fiscalização
Em 2014, os fiscais do Procon percorreram todo o Estado realizando operações de fiscalização nas empresas. Produtos com data de validade vencida, mal acondicionados e impróprios ao consumo foram apreendidos gerando 3.835 autos, constatações, relatórios de visitas e notificações.

Capacitação de servidores
A capacitação dos servidores é uma preocupação do Procon Goiás, pois reflete no resultado do atendimento ao consumidor. Por isso, é necessário ter profissionais preparados e atualizados. Em 2014, 33 servidores foram capacitados em dez cursos ministrados pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Pela Escola Estadual de Defesa do Consumidor, foram 197 servidores capacitados em sete cursos. São eles: Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), Código de Defesa do Consumidor (CDC), Procedimento de Redação Oficial, Informática Básica, Técnicas de Atendimento, Rotinas do Órgão de Defesa do Consumidor e Procedimentos para fiscais que fazem autuações.

Houve ainda participação em vários municípios do Estado durante o Procon Itinerante. Esse serviço é feito de ofício, quando acionado pela população, pelo disque denúncia e também pelo Ministério Público.O Procon, em parceria com a Escola de Governo, capacitou 508 servidores da Segplan, que compõem o projeto Atende Mais.

Novos serviços:
Procon Virtual
Uma nova plataforma para atendimento de demandas, visando facilitar o contato entre o consumidor e as empresas, por meio do site. Esta ferramenta traz significativos benefícios ao consumidor, principalmente quanto à racionalização de tempo, já que a reclamação pode ser registrada no horário que desejar, evitando trânsito e filas. Desde que foi lançado, no dia 26 de agosto, foram recebidas 1.093 demandas, sendo que 610 foram reclamações e 483 foram denúncias.

Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing
É quando o consumidor escolhe se quer ou não receber ligações de telemarketing de empresas que oferecem produtos e serviços. Cada consumidor pode cadastrar até três números de telefone, desde que todos sejam do mesmo número de CPF. Do dia 26 de agosto até agora, 1.314 números de telefones, móveis e fixos, já foram bloqueados.

Parceria com Procons municipais
O Procon Goiás mantém convênio com 33 Procons municipais e atua, principalmente, na capacitação dos servidores e termo de cooperação para utilização do software do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), órgão ligado ao Ministério da Justiça.

Pesquisas de preços e comportamentais
Em 2014, o Procon, por meio da Gerência de Pesquisa e Cálculo, realizou 17 pesquisas segmentadas, sendo uma comportamental. Do total, foram visitados 515 estabelecimentos e pesquisados 559 itens, entre produtos e serviços.

Governo Junto de Você
O Procon Goiás participou intensamente de 11 edições do Governo Junto de Você, oferecendo todos os serviços disponíveis nas agências Vapt Vupt, como orientação, abertura de processos e acompanhamento de demandas.

Departamento da Dívida Ativa
Em 2014, o Departamento da Dívida Ativa julgou 3.302 processos e atermou 980 processos, que foram encaminhados ao Juizado de Pequenas Causas.

Concurso Público
Visando fortalecer a atuação do Procon Goiás, o governo estadual autorizou a realização de concurso público para 70 vagas, com previsão do lançamento do Edital para o início de 2015.