O presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Lúcio Flávio de Paiva, assinou, na manhã desta quinta-feira (15), a ficha de filiação à Associação Brasileira dos Advogados Criminalista em Goiás (Abracrim-GO). Apesar de não atuar na área criminal, Lúcio Flávio garante que sua filiação tem um grande simbolismo pois mostra o respeito que a OAB-GO tem com o advogado criminalista.
A filiação aconteceu durante reunião realizada no auditório Eli Alves Forte, na sede da OAB-GO, no Setor Marista, com os novos advogados que receberão suas carteiras de identidade profissional. “A oportunidade é ímpar pois também conseguimos mostrar para os novos profissionais a importância em se lutar pela defesa das prerrogativas”, disse Lúcio Flávio.
Segundo Lúcio Flávio, sua filiação também demonstra não só seu compromisso pessoal mas também o da OAB-GO com o direito de defesa, que nos últimos tempos tem sido ameaçado no País. “A Abracrim hoje tem legitimidade para auxiliar a OAB a defender a observância de todas as garantias fundamentais que asseguram o direito ao contraditório e à ampla defesa”, frisou.
O presidente da Abracrim-GO, o advogado Alex Néder, garante que a filiação de Lúcio Flávio é de suma importância para a associação pois mostra o apoio da OAB aos propósitos da instituição: lutar pelo cumprimento das prerrogativas dos advogados, resgatar o respeito ao exercício profissional e mostrar à sociedade a relevância da atuação do advogado criminalista.
A ouvidora da Abracrim-GO, a advogada Rosângela Magalhães, também reforçou a importância do apoio do presidente da OAB-GO. Para ela, além do respeito ao exercício profissional, o advogado criminalista tem luta diária até para conseguir superar a discriminação que sofre até dos próprios colegas. “A nossa luta é incessante, mas extremamente gratificante, pois atuamos em defesa do direito que todas as pessoas têm à ampla defesa”, frisou.
Atuação em 2016
A filiação de Lúcio Flávio também serve para fechar com chave de ouro a atuação da Abracrim em Goiás. Recentemente, a associação realizou um jantar de confraternização com advogados criminalistas, no qual foi comemorado em 2 de dezembro o Dia Nacional do Advogado Criminalista. Durante o jantar, também foram entregues carteiras a novos filiados e homenageados dois ícones da advocacia criminal no Estado: os advogados Ismar Estulano Garcia e Edison de Britto Rangel.
Este ano também, o presidente nacional da Abracrim, Elias Mattar Assad, esteve em Goiânia, em agosto passado, para divulgação dos projetos da Abracrim, que luta pela valorização do advogado criminal. A vinda ocorreu pouco tempo depois da realizada do VII Encontro Nacional, em Florianópolis, onde foram empossados os 27 presidentes da Abracrim nos Estados, entre eles o advogado goiano Alex Neder, que assumiu oficialmente a presidência em Goiás da Abracrim. Os goianos Roberto Serra Maia e Marcelo Di Rezende também tomaram posse como membros do Conselho Nacional da Abracrim. A advogada Rosangela Magalhães foi empossada como ouvidora da Abracrim-GO.