Pleno aprova lista tríplice para o cargo de desembargador do TRT-GO; escolha caberá ao presidente da República

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região aprovou, pelo critério de merecimento, lista tríplice para o preenchimento de vaga aberta em decorrência da aposentadoria do desembargador Aldon Taglialegna, com a seguinte ordem de classificação: em 1º lugar, a juíza Wanda Lúcia Ramos da Silva, em 2º lugar, o juiz César Silveira e em 3º lugar, o juiz Celso Moredo Garcia, conforme a RA nº 8-2023.

A lista tríplice agora será enviada para a Presidência da República. Caberá ao presidente Luís Inácio Lula da Silva a escolha e nomeação do futuro desembargador do TRT-GO.

A juíza Wanda Lúcia Ramos da Silva e o juiz César Silveira são do interior de Goiás, respectivamente, das cidades de Mairipotada e Anápolis, que são próximas à capital goiana. Já o magistrado Celso Moredo Garcia é de Uberlândia, cidade do interior do Estado de Minas.

Critérios para promoção

A promoção segue os critérios de escolha apontados na RA 54-A/2013. Segundo a resolução, para a promoção por merecimento, os magistrados concorrentes à vaga devem contar com no mínimo dois anos de efetivo exercício no cargo, figurar na primeira quinta parte da lista de antiguidade aprovada pelo Tribunal e não ter autos retidos em seu poder, injustificadamente, além do prazo legal. O juiz também não pode ter sido punido, nos últimos doze meses, em processo disciplinar, com pena igual ou superior à de censura.

A definição da lista também é feita de acordo com a pontuação obtida pela compilação de dados referente ao histórico do magistrado. São considerados a produtividade, o desempenho, a presteza no exercício das funções, o aperfeiçoamento técnico e também a adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional. Os dados levantados são referentes aos 24 meses anteriores ao edital de promoção. Fonte: TRT-GO