Participantes do Bolsa Família devem passar por avaliação em Saúde para manter benefício

Os beneficiários do Programa Bolsa Família devem procurar as Unidades de Saúde de Goiânia – Cais, Ciams, Centros de Saúde e Centros de Saúde da Família – até o dia 20 de dezembro. O descumprimento pode acarretar no bloqueio e até na suspensão do benefício. A ação tem como objetivo garantir as condições de saúde dos beneficiários e teve início em agosto. Muitas famílias ainda não compareceram nas unidades.

Devem ir até uma unidade de saúde famílias com crianças de 0 a 7 anos, gestantes e mulheres com idades entre 14 e 44 anos que já recebem o Bolsa Família. O procedimento é para realização de pesagem, medição e acompanhamento do cartão de vacina das crianças. Os usuários devem levar o cartão do bolsa família e documento de identidade das mulheres, caderneta de vacinação das crianças e o cartão das gestantes.

O acompanhamento serve como referência da situação da saúde dos usuários e, após esse resultado, são definidas as medidas de prevenção ou intervenção. As ações de saúde no Programa Bolsa Família são: acompanhamento do pré-natal das gestantes, retorno para a consulta após o parto, orientação alimentar, monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças e monitoramento da vacinação infantil.