Goiás participa a partir desta terça do Fórum Mundial de Direitos Humanos

O superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Administração Penitenciária (Sapejus), Fabrício Bonfim, participa a partir da próxima terça-feira, dia 10, do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) em Brasília. Junto com ele, representando Goiás, participarão representantes do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Comitê de Prevenção e Combate à Tortura e Comitê de Erradicação do Trabalho Escravo. O evento segue até o dia 13, para debater a garantia de direitos de toda a população do planeta.

Bonfim afirma que a participação goiana fortalece o compromisso do Estado com as políticas de Direitos Humanos. “Goiás particularmente tem inovado por atender todos os casos em que as vítimas tenham seus direitos violados, ou seja, o indivíduo cometeu crime, se tem os seus direitos violados, o Estado está atuando, e a vítima daquele crime também está sendo assistida. Então, é nesse sentido que queremos quebrar a máxima de que Direitos Humanos só atuam na defesa de bandidos. Goiás tem atendido – a Superintendência de Direitos Humanos da Sapejus – todos os casos sem exceção onde as vítimas também devem e estão sendo assistidas”, expõe.

A Superintendência, por meio desses três Conselhos, faz fiscalizações e diligências para assistir àqueles que têm seus direitos violados. “Estamos atendendo as vítimas sobretudo de agentes públicos, quando no caso algum familiar perde um agente público no exercício de sua função, nós temos comparecido e assistido essas pessoas, esses familiares”, comenta Fabrício. A Superintendência de Direitos Humanos fica na Rua 9-A, no Setor Aeroporto, em Goiânia. Para contatá-los por telefone basta ligar para (62) 3201- 7198.