OAB Goiás lança nesta quarta-feira Comitê de Combate ao Caixa 2

comitê caixa 2A seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), realiza nesta quarta-feira (18), às 20 horas, no Auditório Eli Alves Forte, Rua 1.121, nº 200, Setor Marista, o Lançamento do Comitê de Combate ao Caixa Dois. A abertura contará com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, e na sequência haverá a palestra com o ex-juiz Marlon Reis, um dos redatores da minuta da lei da Ficha Limpa. Instituições públicas e privadas, universidades, associações e entidades classistas já confirmaram interesse em participar do comitê.

Cláudio Lamachia, presidente nacional da OAB, destaca o empenho da Ordem em mobilizar a sociedade civil pela conscientização da importância do voto e da cobrança permanente sobre os eleitos. “Os problemas que enfrentamos hoje estão ligados também à falta de controle permanente e efetivo do eleitor em cobrar coerência com os compromissos firmados durante as campanhas. O Brasil tem nas mãos uma oportunidade de ouro para amadurecer democraticamente e criar um novo padrão ético na política”, completa.

Para o ex-juiz Marlon Reis, com o lançamento do comitê Goiás passa a integrar de forma concreta esse contexto que hoje está sob especial atenção da sociedade brasileira. “As ferramentas jurídicas que primam pela lisura do processo eleitoral ganharam vigor com a reforma, que determina de agora em diante, entre outras coisas, a limitação nos gastos de campanha e a proibição do financiamento eleitoral por empresas (pessoas jurídicas) a candidatos e partidos”. No entanto, Marlon reitera que compete à sociedade fiscalizar e prezar pela manutenção destas condições.

A expectativa em torno do impacto do lançamento do comitê é grande, como ressalta uma de suas organizadoras, Simone Oliveira Gomes, secretária-adjunta da OAB-GO. “Dada a conjuntura política atual do País, é extremamente salutar estimular este debate e dar suporte às iniciativas de combate a práticas deletérias ao processo eleitoral. Este, inclusive, é um trabalho contínuo que vem sendo desenvolvido pela OAB-GO desde o ano de 2013, com o lançamento do ‘Eleições Limpas’, um projeto teve sua gênese na mobilização popular e foi acolhido pela Ordem”, lembra Simone.

Livro
Paralelamente ao evento, acontece também o lançamento do livro “Reforma Eleitoral – Eleições 2016”, de autoria de Colemar José de Moura Filho, membro da Comissão de Direito Eleitoral e conselheiro seccional da OAB/GO. Para o autor, a obra é mais um espaço oportunizado pela Ordem para se reiterar a importância de um processo eleitoral transparente e ético.

No livro, Colemar faz ponderações sobre o texto da Reforma Eleitoral aprovado no ano passado e que valerá para o próximo pleito. “Penso que o livro agrega esta iniciativa da OAB Goiás em lançar esta frente sistemática de combate à prática do Caixa 2; iniciativa esta que vai ao encontro deste momento de efervescência política, no qual o País está sendo passado a limpo”, frisa. Fonte: OAB-GO