MPF/GO requisita informações sobre transferência acionária da CelgD para a Eletrobras

Amplamente divulgadas pela imprensa goiana, as negociações entre o governo do Estado de Goiás e o governo Federal para a transferência acionária da Celg Distribuição S.A. (CelgD) para a Eletrobras S.A. têm despertado o interesse do Ofício do Consumidor do Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO). A intenção é acompanhar o caso de perto para verificar possível impacto dessas negociações para os consumidores da energia elétrica distribuída pela concessionária.

A procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira oficiou ao diretor-presidente da Companhia Celg de Participações (CelgPar), controladora da CelgD, José Fernando Navarrete Pena, e ao presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, requisitando informações atualizadas sobre o andamento do processo de  transferência definitiva do controle acionário em negociação. A procuradora já vem se reunindo com representantes das empresas e tem cobrado explicações e celeridade no processo.

As empresas têm 20 dias para encaminhar respostas ao MPF/GO. As informações serão anexadas ao inquérito civil (autos nº 1.18.000.002150/2012-18) instaurado,   em 21 de outubro de 2012, para apurar eventuais irregularidades na administração de recursos para a manutenção e a expansão do fornecimento de energia elétrica. Desde aquela época, é frequente a ocorrência de apagões de energia no estado de Goiás.