O Ministério Público de Goiás, a Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS) e da Vigilância Sanitária Estadual, e a Saneago farão o lançamento do Sistema Poseidon. O evento acontecerá nesta quinta-feira (29/11), às 16 horas, na sala 201 do edifício-sede do MP-GO.
A ferramenta, que está hospedada no site do Conecta SUS, traz diversos dados fornecidos pela Saneago quanto ao monitoramento do controle de qualidade da água; assim como informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), referente ao monitoramento da vigilância da qualidade da água. Conforme destacado pela promotora Maria Cristina de Miranda, trata-se de um grande benefício para os consumidores, que poderão acompanhar a qualidade da água fornecida, por meio do controle social na área do direito do consumidor.
Ela acrescenta ainda que a informatização e a reunião dos dados em um mesmo ambiente acolhem requisições feitas pelo MP durante reuniões e tratativas que visaram garantir informações adequadas e claras ao consumidor a respeito da qualidade da água nos municípios cuja concessão pertencem à Saneago. De acordo com a promotora, a atuação do MP busca garantir o efetivo cumprimento do Decreto nº 5.440/2005, o qual estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para divulgação de informação ao consumidor sobre a qualidade da água para consumo humano.