MP lança nesta quinta jogo online voltado para crianças e adolescentes sobre os perigos da internet

O Ministério Público de Goiás lança nesta quinta-feira (21/11) um jogo online (social game) que ensina a crianças e adolescentes, de maneira inusitada, lúdica e interativa, sobre os perigos da internet. O jogo é uma das estratégias desenvolvidas como desdobramento da campanha “Criança não é brinquedo”.

O lançamento acontecerá na loja Fnac, do Shopping Flamboyant, em Goiânia, a partir das 14 horas. A proposta será apresentada pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Karina D’Abruzzo, e pelo Núcleo de Publicidade e Marketing do MP-GO, responsável pela concepção do projeto. O procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, também participará do lançamento, que contará ainda com a presença da coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Simone Disconsi de Sá Campos, e de alunos da rede estadual de ensino de Goiânia.

Ações preventivas

Iniciada em 2011, a campanha “Criança não é brinquedo” foi pensada pelo CAO da Infância e Juventude do MP-GO com o objetivo de incentivar denúncias e combater os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O social game é mais uma etapa desse projeto e foi desenvolvido a partir da preocupação em orientar o público infantojuvenil sobre as armadilhas da rede de computadores e de estimulá-lo a adotar um comportamento mais seguro.

A proposta do jogo online foi construída em parceria entre o CAO Infância e o Núcleo de Publicidade e Marketing da Assessoria de Comunicação Social do MP, com a programação sendo executada pela empresa goiana Game Blox, que venceu a licitação do projeto numa concorrência nacional.

O game contará a história de heróis que vivem no mundo real e são capturados e levados para o mundo virtual. “Esses heróis precisam vencer desafios, que são as fases, para voltar com segurança para casa. É um jogo alusivo aos perigos que as crianças correm ao acessar a internet ou de ter contatos em redes sociais com estranhos, que, nesta situação, são os vilões da história”, explica o chefe do Núcleo de Publicidade e Marketing do MP, Wesley Cesar. O Social Game será acessado no site www.perigosdanet.com, criado especialmente para a campanha.