Mais dois projetos do TRT de Goiás são incluídos no portal do CNJ de Boas Práticas no Judiciário

Publicidade

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT de Goiás) teve mais dois projetos desenvolvidos no âmbito da administração incluídos no Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário. Os projetos contemplados foram “Gerenciamento de Impressões”, desenvolvido pelas unidades de Sustentabilidade e de Tecnologia de Informação, e o projeto “Conte Conosco”, desenvolvido pelas equipes da STI e da Gerência de Saúde do regional goiano.

A inclusão no portal do CNJ é um reconhecimento técnico das iniciativas implementadas pelos órgãos do Judiciário de todo o país. O portal dá visibilidade a iniciativas que podem ser replicadas nos demais órgãos em todo o Brasil para modernizar e tornar ainda mais eficientes os serviços prestados pela Justiça. O objetivo é disseminar procedimentos que contribuam com o aprimoramento do Poder Judiciário.

Impressões e sustentabilidade

O projeto “Gerenciamento de Impressões” foi desenvolvido pela servidora Lara Nercessian, diretora da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, em parceria com o servidor ILJosé Rebouças, diretor da Coordenadoria de Relacionamento de TIC do TRT de Goiás. Resumidamente, as unidades de Sustentabilidade e de Atendimento de TIC são responsáveis pela análise dos relatórios de impressão, bem como pela emissão dos extratos das impressões de documentos que são encaminhados aos gestores das diversas áreas que compõem o tribunal.

O objetivo é tornar racional o uso das impressões, vedando a sua utilização para fins particulares. Implantado desde 2020, o projeto busca tornar mais eficiente e sustentável o serviço de impressão no Tribunal, reduzindo o consumo de papel e demais materiais envolvidos no processo, evitando o desperdício e minimizando o descarte de resíduos no meio ambiente. Para isso, é utilizado o software de bilhetagem PaperCut, pelo qual são emitidos relatórios que permitem o monitoramento das impressões realizadas por usuário e por unidade, indicando data, hora, teor do documento, total de páginas, se a impressão foi frente e verso, localização e custo.

O desenvolvimento do projeto foi feito após a identificação de alto número de impressões em determinadas unidades, ainda que no interesse do serviço. Nesse sentido, a Administração entendeu ser necessário instituir processo de monitoramento das impressões com o objetivo de racionalizar o uso dos equipamentos e coibir a prática da impressão indevida, de modo a reduzir custos e minimizar os impactos no meio ambiente.

Inovação e saúde

O aplicativo Conte Conosco, pioneiro na gestão da saúde e do autocuidado no Poder Judiciário, foi desenvolvido inteiramente pelas equipes da STI e da Gerência de Saúde do TRT-18. Os servidores Gabriela Castro e Murilo Carneiro são os responsáveis pela criação da ferramenta. Implementado em 2021, o objetivo do projeto é facilitar o acesso de servidores e magistrados a informações importantes no cuidado da saúde e fornecer um apoio personalizado da equipe de saúde no rastreio e acompanhamento nas áreas de saúde mental, fisioterapia, hipertensão e outros.

Para os responsáveis pelo projeto, essa necessidade tornou-se maior a partir da pandemia, quando o trabalho tornou-se prioritariamente remoto, momento em que as necessidades de saúde ampliaram significativamente e o senso de pertencimento à instituição precisou ser fortalecido.

Reconhecimentos

O TRT de Goiás já figurava no Portal CNJ de Boas Práticas desde o ano de 2020 quando o projeto “Café Seguro” foi incluído. O “Café Seguro – Pela Saúde e Segurança do Trabalhador” é um projeto alinhado à missão do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho. Desenvolvido pelo desembargador do TRT-GO Welington Luís Peixoto, o projeto tem por objetivo dialogar com empresas de médio e grande porte, levando informações a respeito da importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, bem como aproximando o Tribunal do cidadão.

Ao identificar elevadas ocorrências de acidente de trabalho, o TRT de Goiás assumiu uma postura pró-ativa em conscientizar os administradores e funcionários de empresas em seus próprios locais de trabalho quanto ao uso correto dos equipamentos de proteção individual e outros mecanismos de prevenção de acidentes e doenças, de forma a reduzir os processos trabalhistas.

A ação envolve visita a fábricas e indústrias, com oferta de material de conscientização, palestras e café da manhã aos funcionários das empresas. A intenção é levar a mensagem do Tribunal além de suas dependências com uma linguagem acessível a todos os públicos e proporcionar maior efetividade da sensibilização quanto ao tema da segurança no trabalho.

Para conhecer melhor essas e outras práticas já reconhecidas pelo CNJ, acesse o Portal CNJ de Boas Práticas. Fonte: TRT-GO