Mais de 100 promotores de Justiça em Goiás fiscalizam as eleições municipais no Estado

Publicidade

Um total de 115 promotores de Justiça estará de plantão neste fim de semana em todo o Estado de Goiás encarregados da tarefa de fiscalizar as eleições municipais que acontecem neste domingo (15/11). Somente em Goiânia são nove promotores com função eleitoral, número que inclui o responsável pela Coordenadoria Estadual de Apoio aos Promotores Eleitorais do MP-GO (Ceap), Cassius Marcellus de Freitas. A distribuição das atribuições segue a estrutura organizacional da Justiça Eleitoral, já que cada membro do MP atua vinculado a uma zona eleitoral.

Além dos membros do MP, servidores também foram convocados para auxiliar no plantão eleitoral. A composição das equipes ficou a critério dos promotores plantonistas.

Em todo o Estado, crimes eleitorais e outras irregularidades podem ser denunciados pelo módulo eleitoral do sistema MP Cidadão , o canal institucional para a formalização de denúncias. As denúncias, que também podem ser feitas de forma anônima, deverão apresentar indícios materiais mínimos de veracidade, sob pena de inviabilizar o atendimento e atuação das promotorias eleitorais.

Os promotores de Justiça designados para a função eleitoral estarão organizados em regime de plantão na véspera (14/11) e também no dia da eleição em primeiro turno. Além dos promotores já designados para cada uma das 92 zonas eleitorais do Estado, atuarão no dia do pleito outros 21 promotores, a serem alocados em zonas específicas, de acordo com a necessidade da Justiça Eleitoral. Em Goiânia, foram designados ainda os promotores de Justiça Tamara Andreia Botovchenco Rivera e Sebastião Marcos Martins para o acompanhamento das audiências de apreciação de pedidos de prisão em flagrante, habeas corpus e medidas urgentes em relação a fatos que ocorrerem na véspera e no dia da votação.

Para esclarecer dúvidas e orientar o eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dispõe também de um serviço telefônico específico, o Disque Eleitor, que atende pelo número 148. Segundo informa o site do TRE, os atendentes do Disque Eleitor são orientados a receber denúncias desde que haja identificação do denunciante e anotação do relato recebido.

Interior
Em todos os municípios do interior, as Promotorias funcionarão em esquema de plantão, com servidores escalados para o atendimento. Assim como na capital, os telefones do plantão eleitoral no interior podem ser consultados pelo site da instituição – acesse aqui a relação completa.

Os cartórios eleitorais de todo o Estado também estarão de plantão no fim de semana. Os telefones para contato podem ser consultados no site do TRE (www.tre-go.jus.br ).

Medidas sanitárias
Visando ao cumprimento das medidas sanitárias necessárias à proteção dos eleitores contra a Covid-19, o MP Eleitoral reforça a importância do distanciamento e do uso de máscara facial e de álcool gel nos locais de votação. Outras ações, como o não comparecimento caso o eleitor esteja com sintomas da doença e o uso de caneta própria para assinar o documento de comparecimento, também são sugeridas.

Por fim, orienta-se que os eleitores com menos de 60 anos não compareçam aos locais de votação nas primeiras horas da manhã, deixando-se o período das 7 às 10 horas, preferencialmente, para os idosos. (Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)