Jovens empreendedores de Goiás criam aplicativo sobre Direito Penal

Wanessa Rodrigues

revisando penal
Aplicativo Revisando Penal consiste em vídeo-aulas sobre Direito Penal.

Os amigos Guilherme Sousa Ferreira, de 21 anos, Pedro Augusto Miranda, 22, e Kleuber Rodrigues Paiva, 24, sempre cultivaram a vontade de criar um negócio próprio, mas não tinham encontrado o diferencial para entrar no mercado. Foi então que, em uma conversa informal entre eles, surgiu a ideia de criar um aplicativo sobre Direito Penal. O negócio foi formatado em outubro do ano passado e, este ano, os jovens conseguiram colocar o aplicativo, já batizado de Revisando Penal, disponível para clientes da Apple (em iOS).

A intenção é ampliar para usuários do Android. Para isso, os jovens já estão em negociação com a Google e a expectativa é a de que, nos próximos meses, o aplicativo já esteja disponível também para essa sistema operacional. Os empreendedores também têm um site (www.revisandopenal.com.br) que disponibiliza o conteúdo do aplicativo. São vídeos-aula que abordam temas relacionados ao Direito Penal.

Guilherme, que chegou a ingressar na faculdade de Física e de Engenharia Mecânica, conta que o conceito de criar um aplicativo no segmento surgiu da necessidade de disponibilizar a profissionais e estudantes do Direito um conteúdo de fácil acesso e reunido em um único lugar. Pedro, que cursa Direito, foi idealizador e, hoje, é o provedor de conteúdo para o aplicativo. Kleuber, que é gestor empresarial e especialista em Comunicação Audivisual e Mídias Digitais, faz as filmagens e edição dos vídeos.

O aplicativo Revisando Penal, segundo explica Guilherme, consiste em vídeo-aulas divididas em duas áreas de acesso. Uma sobre o Direito Penal, que disponibiliza artigos da lei, e outra sobre Temas Penais, que divulga conteúdo relacionado a concursos, resoluções, decisões e julgados recentes, além de referências doutrinárias do Direito Penal brasileiro e internacional.

Desde que iniciaram a atividade, os jovens empreendedores já registraram 30 clientes para utilização do aplicativo. O valor da assinatura é de R$ 9,90 mensais se o valor total for dividido em 12 vezes. À vista, a assinatura sai por R$ 98,50. Após baixar o aplicativo e realizar o cadastramento no site Revisando Penal, o usuário ganha três dias de degustação gratuita. “É um aplicativo bom, barato e com conteúdo de qualidade”, diz Guilherme.

O planos para o futuro, conforme conta Guilherme, é de criar novos aplicativos também na área do Direito. A ideia é ter aplicativos Revisando Civil, Revisando Trabalhista e assim por diante. “A intenção é fazer uma espécie de rede do Direito, como se fosse uma biblioteca onde cada tema tem suas vídeo-aulas”, diz.