As Varas do Trabalho de Mineiros e Goiás conquistaram, respectivamente, a 5ª e a 8ª posições no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest). O relatório analisou dados das 1.570 Varas do Trabalho do país durante o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024. O ranking é elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) e avalia critérios como celeridade, produtividade e taxa de congestionamento.
As outras unidades judiciárias que também ficaram no Top 10 nacional do IGest são as Varas do Trabalho de Videira (SC), Carpina (PE), 2ª Vara de Nazaré da Mata (PE), Friburgo (SC), Timbaúba (PE), São Raimundo Nonato (PI), São Miguel do Guaporé (RO) e 1ª Vara de Nazaré da Mata (PE).
VT de Mineiros
Para o juiz titular da Vara do Trabalho de Mineiros, Elias Soares de Oliveira, a conquista é resultado de um esforço conjunto tanto da gestão da unidade como da administração do TRT-GO. Ele contou que, quando assumiu a titularidade da VT de Mineiros, em dezembro de 2021, a unidade ocupava a 789ª posição no IGest nacional e, a partir de então, implementou uma nova rotina de trabalho.
“Foi necessário solicitar apoio da Secretaria-Geral Judiciária, que disponibilizou servidores para a expedição de alvarás eletrônicos. Apenas em junho de 2022, a unidade expediu mais de 660 alvarás. Também foi realizado um mutirão para arquivamento de processos, com média de 500 processos remetidos ao arquivo definitivo por quase dois meses”, explicou.
Ele contou que, entre as mudanças adotadas, a padronização de modelos para despachos e decisões trouxe mais agilidade ao trabalho. Além disso, a capacitação dos servidores no uso do PJe e do sistema GIGS contribuiu para otimizar os processos internos. “Acompanhar os resultados do IGest nos dá satisfação, pois refletem o trabalho árduo que desenvolvemos na unidade, sempre alinhado com o suporte do TRT-GO para manter a Vara entre as melhores do país”, ressaltou. “Permanecer no top 10 do IGest Nacional continua sendo um grande desafio”, finalizou o juiz ao destacar que isso é um estímulo para manter a rotina de trabalho implementada.
VT de Goiás
O top 10 do IGest é também uma comemoração para a Vara do Trabalho de Goiás, que ficou na 8ª posição. Para o juiz titular da unidade, Whatmann Barbosa Iglesias, o resultado reflete o comprometimento e a excelência da equipe na prestação jurisdicional.
“A obtenção do 8⁰ lugar nacional no IGest constitui motivo de satisfação de toda a equipe da Vara do Trabalho de Goiás, na medida em que vê reconhecido o comprometimento de cada integrante do time com a excelência na prestação dos serviços judiciários, além de legitimar as medidas de trabalho adotadas nesta unidade judiciária”, afirmou o magistrado.
Segundo o juiz, um dos diferenciais que impulsionaram a VT de Goiás ao topo do ranking foi a valorização do trabalho em equipe e a capacidade de encontrar soluções criativas e eficazes. A VT de Goiás ainda é destaque em acordos trabalhistas, tendo alcançado, em 2024, o percentual de 77,7% de processos resolvidos por conciliação. A unidade recebe entre 2001 e 2500 processos novos por ano e, quando consideradas apenas as varas trabalhistas do Brasil com essa mesma faixa de processos, a unidade ocupa a 1º colocação no IGest.
Ranking IGest
O IGest foi desenvolvido pela CGJT para mapear o desempenho dos TRTs e das suas respectivas Varas do Trabalho. O objetivo é auxiliar as Corregedorias e as Varas do Trabalho dos Tribunais na implantação de mecanismos que aperfeiçoem o trabalho realizado pela Justiça do Trabalho na condução dos processos.
O ranking do IGest avalia os indicadores de acervo, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. Além disso, a classificação considera o porte das unidades e o volume de casos novos. Os resultados divulgados pelo IGest também geram impacto nos indicadores que compõem o Prêmio CNJ de Qualidade 2024. No ano passado, as VTs de Mineiros e de Goiás foram premiadas com o Selo Diamante do TRT de Goiás por terem cumprido as metas do CNJ de 2023. Fonte: TRT-GO