Horário de Verão começa à zero hora deste domingo

À zero hora deste domingo, dia 20, os relógios devem ser adiantados em uma hora em três regiões brasileiras: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. É o Horário de Verão, que fica em vigor até a zero hora do dia 16 de fevereiro de 2014.

A implantação do Horário de Verão é considerada pelo governo federal uma medida necessária para melhorar a segurança do sistema elétrico, eliminando riscos de sobrecarga no horário de pico, das 19 às 22 horas, quando o consumo de energia aumenta. A mudança afeta Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás.

De acordo com previsão da Celg Distribuição (Celg D), a redução da demanda deve ficar, como nos anos anteriores, em torno de 4%, cerca de 70 MW. Isso equivale ao consumo das cidades de Rio Verde e Montividiu. Já a redução de energia deve ficar em torno de 0,2%, ou seja, 2,3 mil MWh, o que equivale ao consumo mensal de energia de uma cidade do porte de Iporá.

O Horário de Verão foi instituído pelo Decreto nº. 6558/08 do Ministério das Minas e Energia. O período de implantação foi definido para iniciar sempre no terceiro domingo do mês de outubro, com encerramento no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.