Grupo de apoio auxilia magistrados dos Juizados Especiais na elaboração de sentenças

Os magistrados que respondem pelos Juizados Especiais da Comarca de Goiânia têm ganho um importante reforço desde o final de setembro. Por meio de iniciativa do diretor do Foro da Comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, um grupo de apoio, formado por três servidores da Diretoria do Foro da capital, tem auxiliado os gabinetes dos juízes na elaboração de minutas de sentenças.

O 10º Juizado Especial Cível foi o primeiro a contar com essa força-tarefa. Durante 16 dias úteis, a partir do dia 22 de setembro, o grupo de apoio elaborou 157 minutas de sentenças, perfazendo uma média diária de 9,8. Já no 5º Juizado Especial Cível, o segundo a receber o apoio, os servidores que compõem o grupo aumentaram a produtividade, ao elaborarem 208 minutas de sentenças em apenas 18 dias úteis, o que resultou numa média de 11,5 sentenças por dia

Nesta terça-feira (10), os servidores iniciaram o trabalho de apoio ao gabinete do 3º Juizado Especial Cível. Antes de dar início à força-tarefa, a equipe da Diretoria do Foro se reúne com o juiz para definir a metodologia dos trabalhos. O apoio ao gabinete do juiz do 3º Juizado Especial Cível prossegue até dia 30 de novembro.

Ampliação
“Embora o magistrado que atua na comarca de Goiânia sempre tem alcançado alta produtividade, a demanda tem aumentado consideravelmente, o que requer da administração um apoio aos gabinetes dos juízes”, justificou o diretor do Foro da Comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, sobre a formação desse grupo de apoio. Ele também revelou que a ideia é aumentar o quadro de servidores para estender essa colaboração às varas cíveis e criminais no primeiro semestre de 2016, “caso a demanda indique essa necessidade de apoio”, completou.

O juiz Fernando Mello Xavier, do 10º Juizado Especial Cível elogiou a ação da Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia. Para ele, o trabalho dos servidores ajudou muito. “Achei válida e bastante interessante a iniciativa da Diretoria do Foro de Goiânia”, comentou o magistrado que ainda sugeriu que essa ação se torne permanente.
De 15 de outubro a 9 de novembro a equipe de servidores da Diretoria do Foro de Goiânia elaborou minutas de sentenças do gabinete do 5ª Juizado Especial Cível. A juíza Roberta Nasser Leone, daquele Juizado, também enalteceu o trabalho do grupo. “Eles foram rápidos e produtivos, o que ajudou para desafogar os processos conclusos”, afirmou a magistrada.

O grupo de apoio de sentenças é formado pelos servidores Pedro Luiz Azevedo Patury, Jordana Mendes Silva e Alberto Peres Caixeta. A Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia já elaborou o cronograma de trabalho para os próximos três meses: 3º Juizado Especial Cível de 10 de novembro a 30 de novembro, 1 º Juizado Especial Cível de 1º de dezembro a 18 do mesmo mês, no 7º Juizado de 11 a 31 de janeiro e, no 8º Juizado, de 1º a 25 de fevereiro. Fonte: TJGO