Goiás recebe 51 kits para confecção de carteira de trabalho

O governador Marconi Perillo e o secretário em exercício da Secretaria Cidadã, Júlio Paschoal, recebem nesta sexta-feira (16), da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em Goiás, 51 kits para a retomada da confecção de Carteira de Trabalho e Previdência Social na rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado. A solenidade será às 8 horas, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Na oportunidade, o ministro Ronaldo Nogueira será representado por Leonardo Arantes, secretário nacional de Políticas Públicas do Emprego do ministério. Também estarão presentes representantes de sindicatos e federações de trabalhadores, o superintendente executivo do Trabalho Jaime Bueno (Secretaria Cidadã) e o superintendente Regional do Trabalho do ministério, Degmar Pereira.

Com os kits cedidos pelo ministério à rede Sine em Goiás, o atendimento ao trabalhador para solicitação de confecção da Carteira de Trabalho será retomado na primeira quinzena de outubro. Até lá, os servidores da rede Sine serão treinados para operar o novo sistema, totalmente informatizado. Cada kit é composto por um mini-tablet coletor de assinatura, um coletor de impressão digital e uma webcam (câmera fotográfica para computador). Os aparelhos começam a ser instalados nas unidades do Sine já na próxima semana.

Parceria
Segundo o secretário em exercício da Secretaria Cidadã, Júlio Paschoal, a cessão dos kits pelo ministério é fruto de um trabalho conjunto que vem sendo feito na nova gestão do ministério. “Mantemos essa boa parceria com o ministério em prol de melhores condições de trabalho para os servidores do Sine e melhor prestação de serviços ao trabalhador goiano. Esses kits encerram mais um capítulo feliz nessa relação republicana que o governo de Goiás tem estabelecido com o governo federal”, comenta Paschoal.

Ele lembrou os avanços que a Secretaria Cidadã tem conseguido na área, como a ampliação de postos do Sine no interior. Neste ano, foram abertas cinco novas unidades da rede Sine em Goiás e mais três serão inauguradas até o fim do ano. A rede Sine está presente em praticamente todas as regiões de Goiás com 51 unidades.

Oferta de empregos
No primeiro semestre deste ano, o Sine ofertou 15.923 vagas de emprego, encaminhou 65.953 profissionais para seleção nas empresas e protocolou 158.667 pedidos de seguro desemprego. Também em convênio com o Ministério do Trabalho, a Secretaria Cidadã repassou recentemente 10 novos veículos aos gestores da rede Sine em Goiás.

De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho, o tempo médio para obter a carteira de trabalho era de 40 dias, tempo que será reduzido para cerca de 15 dias no novo sistema. Os 15 primeiros postos a receber os kits são as cidades que estão na Região Metropolitana de Goiânia.