Emissão de carteira de trabalho em Goiás será por Sistema Integrado de Internet

carteira da trabalho
O sistema deve evitar fraudes, pois haverá cruzamento de dados entre Caixa Econômica Federal e Previdência Social.

O sistema de carteira digital que hoje é off-line, onde operador digita os dados e envia por e-mail, passará a ser online, ou seja, o operador encerra o protocolo e os dados são enviados na hora para a fábrica de confecção de carteira.

Por isso, o Ministério do Trabalho informa que a partir de segunda-feira (16), o sistema de emissão de carteira de trabalho (CTPS) vai ficar suspenso em todo o Estado de Goiás, nas unidades do Sistema Nacional de Emprego – SINE, nas prefeituras e nas agências da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO). A normalidade na emissão será retomada no próximo dia (28).

O serviço ficará suspenso para uma troca no banco de dados do sistema CTPSWEB 3.0, que faz o cadastro dos trabalhadores, enquanto essa mudança for feita os emissores de CTPS passarão por uma capacitação no novo sistema.

Segundo o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho em Goiás, Arquivaldo Bites, o novo sistema deve evitar ainda mais as fraudes, pois haverá um cruzamento de dados entre a Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Previdência Social. Promovendo mais segurança na confecção das carteiras e no documento.

“Em Goiás, são emitidas 503 carteiras de trabalho, por dia, espera-se que o tempo de confecção dessas carteiras diminua. Antes, o documento ficava pronto entre 15 a 25 dias. Depois da mudança a confecção poderá ficar em média 5 dias”, informou Arquivaldo. (Fonte: SRTE/GO)