Diego Amaral assumirá cargo na ESA com o objetivo de fortalecer a qualificação e a técnica da advocacia

Publicidade

Wanessa Rodrigues

Diego Amaral

Presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico (CDIU) da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) durante seis anos, o advogado Diego Amaral assume, a partir de 2022, uma nova função na Casa. Ele será o vice-presidente de eventos da Escola Superior de Advocacia (ESA) na próxima gestão da OAB-GO. Com larga experiência na advocacia e na área acadêmica, o advogado, que é sócio da banca Dias & Amaral Advogados Associados, recebe o desafio com o objetivo de, junto à diretoria-geral da ESA, fortalecer o estudo, o aprendizado, a qualificação e a técnica da advocacia.

Além disso, observa a intenção de interiorização constante desse conhecimento junto à todas as subseções da OAB. Em entrevista ao Portal Rota Jurídica, Diego Amaral fez ainda um balanço de sua atuação frente à CDIU nos últimos anos, falou sobre os desafios e conquistas na área de Direito Imobiliário e Urbanístico. Confira:

O senhor é presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB-GO há quase seis anos. Nesse período, quais foram os desafios enfrentados e como foram superados?
Os desafios foram diversos, mas o mais desafiador deles era fazer com que tivéssemos um núcleo jurídico respeitado no mercado Imobiliário. E isso foi superado por meio da realização de eventos de grande porte e representatividade nacional, discussões sobre temas polêmicos envolvendo o segmento e, principalmente, com a aproximadamente da OAB, por meio da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico, das entidades representativas do setor, como Secovi-GO, Ademi, Sinduscon e Creci.

E quais foram as conquistas para a Advocacia na área de Direito Imobiliário e como o senhor contribuiu para que elas acontecem na condição de presidente da comissão?
A Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB-GO é vista hoje como uma das mais importantes e destacadas comissões da casa. Diferente realidade de quando assumi a presidência em minha primeira gestão, 2016/2018. A visão técnica da comissão passou a ser ouvida por meio de pareceres, representações em audiências públicas, convites para palestras em diferentes eventos por todo o país, entrevistas e outros.

Isso só foi possível em razão da seriedade das diretorias das duas gestões, que compreenderam a importância do mercado e como a comissão deveria se manter ativa e servir de pilar para todos os advogados que desejavam se inserir no mercado. Acho que nesse sentido, o meu papel na presidência sempre foi de aproximar pessoas e agregar conhecimento técnico, de modo a contribuirmos para um segmento cada vez mais profissionalizado.

Agora, quais os desafios que deverão ser enfrentados pelo novo presidente da comissão? Quais são os pontos que o senhor acredita que devem ter continuidade?
O próximo presidente assumirá uma comissão consolidada em nosso segmento, mas com certeza, tem muito ainda que ser feito, e o futuro presidente saberá a melhor forma como conduzir a realização dos trabalhos e aprimorar o que de melhor construímos.

Penso que a divisão da comissão em subcomissões especializadas para discussões de subtemas do direito imobiliário, focadas nesses temas, como incorporação, loteamento, contencioso imobiliário, locação, multipropriedade, regularização fundiária, entre outros, pode contribuir muito com a troca de conhecimento entre os membros da comissão.

Qual o sentimento ao final desses seis anos? Missão cumprida?
A expressão após essa pergunta é: “UFA, conseguimos!!” Sim, a sensação é de missão cumprida e contribuição realizada. Agora é o momento da comissão se oxigenar e novas ideias e projetos surgirem e consequentemente se concretizarem. Fico muito feliz pela CDIU e o ganho de representatividade que teve ao longo desses anos.

Na próxima gestão da OAB-GO, o senhor assumirá a vice-presidência de eventos da Escola Superior de Advocacia (ESA). Como recebe essa nova função? Quais são os desafios?
Pessoalmente estou muito feliz. O trabalho que realizei à frente da CDIU e do Conselho Seccional da OAB-GO nos últimos seis anos me impulsionaram a assumir novos desafios dentro da estrutura da Ordem. Foi aí que apareceu a oportunidade, via conversa e posterior convite do presidente eleito, Rafael Lara Martins, de eu assumir a vice-presidência de eventos da ESA, que estará presente e em atuação constante, em parceria com as Comissões da casa, em todos os congressos e eventos de grande porte a serem realizados pela ESA e comissões.

Trago para a nova função, com muita humildade e respeito à hierarquia da instituição, minha experiência dentro da casa, para que assim possamos continuar e aprimorar o magnífico trabalho realizado pelo Dr. Rafael junto à ESA, também nos últimos seis anos.

Como suas experiências na advocacia, acadêmica, também frente à Comissão de Direito Imobiliário, podem contribuir para sua atividade na ESA?
Acredito que junto à Diretora Geral, Antônia Chaveiro, os outros vice-presidentes, Carlos André, Rodrigo Lustosa e Dyellber Araujo, além dos diretores adjuntos, Ana Elisa Deboni, Marcelo Pacheco, Mariane Stival e Margarethe Freitas, fortaleceremos muito o estudo, o aprendizado, a qualificação e a técnica da advocacia. Conseguiremos realizar a interiorização constante desse conhecimento junto à todas as subseções da OAB e estaremos prontos para as inovações e exigências da advocacia no pós-pandemia. Sinto em todos da diretoria o mesmo ânimo e vontade em contribuir e fazer muito pela escola superior e, consequentemente, pela advocacia.