Deputado quer incluir no documento do veículo informação sobre quilometragem rodada

O deputado estadual Diego Sorgato (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás, o Projeto de Li nº 2556/19 que dispões sobre a inclusão da quilometragem rodada pelo veículo no Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV), e no Certificado de Registro de Veículos (CRV).

O parlamentar alega que alguns profissionais do setor automotivo, no intuito de melhorar a comercialização de veículos usados, adulteram o hodômetro, reduzindo, aparentemente, a quilometragem total percorrida pelo veículo desde a sua fabricação. “Esse item, em muitos casos, é um fator decisivo para o comprador do automóvel, que vê nos carros com baixa quilometragem a oportunidade de adquirir um bem seminovo a um preço acessível”.

Apesar de as montadoras de veículos colocarem lacres de segurança no marcador de quilometragem, a medida não tem sido suficiente para inibir as adulterações. Para o deputado, a proposta, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), seria uma forma de acabar com as fraudes sem criar qualquer ônus para o proprietário ou para o erário.