O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) já tem nova composição para 2017. Na eleição realizada nesta segunda-feira (12/12), foram eleitos cinco novos integrantes do órgão, que já tomaram posse nos cargos, em sessão do Colégio de Procuradores de Justiça realizada logo após as duas votações.
Nas vagas destinadas à escolha pelos promotores de Justiça, foram eleitos os procuradores Eliane Ferreira Fávaro, Márcia de Oliveira Santos e Luiz Gonzaga Pereira da Cunha. Já José Carlos Mendonça e Waldir Lara Cardoso foram escolhidos para as vagas preenchidas pelo voto dos procuradores de Justiça (confira abaixo como foi a votação). Integram ainda o CSMP, como membros natos, o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral do MP. O mandato é de um ano.
A eleição pelos promotores foi realizada das 8 às 17 horas na sala de reuniões da Procuradoria-Geral de Justiça (sala 219), no 2º andar do edifício-sede. Um total de 84 promotores compareceu para votar, enquanto 156 optaram pelo voto postal, o que é previsto na legislação. Cada eleitor poderia escolher até três candidatos entre os cinco considerados elegíveis. Os trabalhos foram coordenados pela comissão eleitoral, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, e integrada pelos procuradores Pedro Tavares Filho, Estela de Freitas Rezende e Sandra Beatriz Feitosa de Paula Dias.
Encerrada a votação pelos promotores, uma comissão composta pelos promotores Gislene Silva Barbosa, Marcelo André de Azevedo e José Divino da Silva realizou a apuração, que apontou Eliane Fávaro como a mais votada. Houve duas cédulas em branco. Na sequência, ocorreu a eleição pelos procuradores, também na sala do Colégio. Um total de 31 procuradores esteve presente, tendo registrado os votos na cédula específica. Após a apuração, foram declarados eleitos José Carlos Mendonça e Waldir Lara. Nessa votação, houve uma cédula com voto nulo.
Por sugestão do procurador-geral de Justiça, acatada pelos demais integrantes, o Colégio de Procuradores já deu posse aos novos membros do Conselho Superior na sequência, acolhendo também a indicação das duas candidatas mais votadas, respectivamente Eliane Fávaro e Márcia de Oliveira, para secretária e secretária substituta do colegiado. Ao agradecer a escolha, a conselheira mais votada reiterou o compromisso da realização de um “trabalho sério e célere pelo bem da instituição”. Fonte: MP-GO
Confira como foi a votação dos candidatos:
Vaga destinada à escolha por promotores
Eliane Ferreira Fávaro » 146 votos
Márcia de Oliveira Santos » 132 votos
Luiz Gonzaga Pereira da Cunha » 122 votos
Vaga destinada à eleição pelos procuradores
José Carlos Mendonça » 20 votos
Waldir Lara Cardoso » 17 votos