Na noite desta quinta-feira (22), o advogado criminalista Roberto Serra da Silva Maia foi um 126 profissionais homenageados pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás em comemoração ao Dia do Advogado.
A sessão solene extraordinária para entrega do Certificado do Mérito Legislativo foi proposta pelo presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), tendo o advogado Roberto Serra recebido o diploma das mãos do chefe do Poder Legislativo.
Durante o evento, Roberto Serra foi o primeiro orador da noite. Ele assumiu a tribuna e realçou a importância da advocacia na sociedade. Fazendo um paralelo com a imagem da Deusa da Justiça (Themis) desenhada pelo jurista alemão Rudolf von Ihering, Serra destacou que o símbolo da justiça é representado com uma venda nos olhos, uma espada e a balança nas mãos.
“A venda é a imparcialidade – fazer justiça sem olhar a quem –; a balança é o direito, onde os direitos da sociedade são sopesados; e a espada, é a força necessária para fazer valer o direito. A justiça só reina, quando a força dispendida para empunhar a espada corresponde àquela para manejar a balança”. Serra destacou que, “quando nós falamos em balança, estamos falando, sobretudo, no Poder Legislativo, e estamos falando também da atuação da advocacia. A advocacia entra nessa engrenagem de Ihering como instrumento essencial para que a balança seja devidamente sopesada e a espada não aplicada com uma força descomedida”.
Ao final, o presidente da Alego registrou o seu reconhecimento aos advogados que, com muita competência, maestria e excelência, atuam diariamente na defesa dos direitos dos cidadãos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Currículo
O homenageado Roberto Serra é advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás – (OAB/GO) e atuante desde 1997.
Por mais de uma década foi advogado da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 18ª Região (AMATRA XVIII) e de seus respectivos juízes federais associados, prestando-lhes assessoramento nas áreas civil, administrativo e criminal.
Durante a sua trajetória na advocacia criminal, atuou e atua em diversos casos individuais e de repercussão nacional, além de participar na defesa de acusados em várias Operações deflagradas pela Polícia e Ministério Público, dentre as quais se destacam as seguintes, dentre outros:
Caso Sudam
Operação 5ª Geração
Operação Alvará Criminoso
Operação Bad Trip
Operação Calicute
Operação Cártula Negra
Operação Cash Delivery
Operação Cavalo Doido
Operação Caverna de Platão
Operação Compadrio
Operação Confraria
Operação Curupira
Operação Dardanários
Operação Decantação
Operação Dèjá Vu
Operação Dura Lex, Sed Lex
Operação Esculápio
Operação Esmeralda
Operação Fantasma
Operação Fatura Exposta
Operação Fatura Final
Operação Ganância
Operação Golpe de Mestre
Operação João de Barro
Operação Lesa Pátria
Operação Limpeza Geral
Operação Máfia das Falências
Operação Mar de Lama
Operação Mercúrio
Operação Mérida
Operação Metástase
Operação Monte Carlo
Operação Outrage
Operação Piratas do Campo
Operação Ponto Final
Operação Praga
Operação Puro Sangue
Operação Rebimboca da Parafuseta
Operação Samba 2020
Operação Sordidum
Operação SOS
Operação Tabela Periódica
Operação Vegas
No livro de autoria da jornalista Elaine Freitas Gonçalves, publicado pela editora da UCG, Roberto Serra foi reconhecido como um dos “expoentes da advocacia em Goiás”.
No Ministério Público do Estado de Goiás, Roberto Serra assessorou a 9ª Procuradoria de Justiça por quase 10 anos, atuando em cerca de 4000 processos criminais.
Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi Juiz do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB por 6 anos, e exerceu os cargos de Diretor-Tesoureiro da OAB-GO, e de Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO por dois mandatos (2016-2021). Atualmente, é um dos Conselheiros Federais da OAB pela Seccional de Goiás, além de Vice-Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB.
Na esfera acadêmica, concluiu o curso de pós-graduação em “Direito Processual Civil” pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas (FACH-GO); e em “Política e Estratégia” pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/GO). Também se tornou Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
Roberto Serra foi professor do curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) por 5 anos; Coordenador Pedagógico do Curso de Direito da PUC-GO, e atualmente leciona Direito Penal, Processo Penal e Prática Penal no Curso de graduação em Direito da PUC-GO há mais de 23 anos. Na pós-graduação, além de outros cursos, lecionou Ciências Criminais na Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg); e Direito Penal e Processo Penal na PUC-GO.
É autor do livro “Prisão Civil do devedor de alimentos: abolição”, publicado pela Editora LTr; e coautor do livro “As sanções do processo ético-disciplinar sob a perspectiva da jurisprudência do Conselho Federal da OAB”, publicado pela OAB Editora neste ano de 2024.
Nos concursos públicos promovidos pelo Estado de Goiás, participou como examinador dos seguintes certames: 1) Gestor Jurídico (2001); 2) Advogado da Saneago (2002); 3) Delegado de Polícia Civil (2003); 4) Advogado da Celg (2004); 5) Agente de Polícia Civil (2004); e 6) Escrivão de Polícia Civil (2004).