Comissão da Verdade inicia pesquisa sobre informações referentes à ditadura em GO

A Comissão da Comissão Estadual da Memória, Verdade e Justiça (CEMVJ) Deputado José Porfírio de Sousa, criada em Goiás no dia 21 de fevereiro deste ano pelo Governador Marconi Perillo, definiu durante o segundo encontro de trabalho realizado nesta sexta-feira (25), o início do levantamento sobre cadastros e fichas de presos políticos no Estado, sendo que boa parte esteve aprisionada no antigo Cepaigo, denominado hoje como Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG). Um grupo de membros da Comissão, presididos pela representante do Conselho da Comunidade em Execução Penal de Goiânia e primeira mulher a presidir o Cepaigo, Marilene Viggiano, dará início à pesquisa dos documentos antigos nos arquivos da própria penitenciária.

De acordo com o presidente da Comissão, Edemundo Dias de Oliveira Filho (foto), a decisão tirada na reunião de hoje é o início das buscas dos arquivos históricos que guardam informações importantes sobre o período de recessão. “É uma pesquisa cuidadosa, minuciosa e de extrema importância para os nossos trabalhos”, argumentou Dias.

O encontro definiu ainda o início da catalogação dos locais que serviram de torturas e mortes durante o período da ditadura em Goiás. Durante a discussão sobre o assunto, alguns desses ambientes já foram citados como o espaço em que funciona hoje o Teatro Martim Cererê, onde à época havia uma caixa d`água instalada e que servia para as agressões. Outros cenários foram mencionados como dois prédios antigos da Avenida Goiás.

O resultado inicial do trabalho do levantamento definido será apresentado pelos grupos responsáveis na próxima reunião da Comissão agendada para o dia 16 de maio, na sede da OAB Goiás, às 8h30. A imprensa poderá acompanhar o encontro.

Informações

A CEMJ abriu a partir desta sexta-feira, 21/04, um canal de comunicação com a sociedade sobre denúncias ou informações que possam contribuir com os trabalhos da Comissão. Qualquer pessoa que tenha algum dado ou documento referente ao período da ditadura no estado poderá entrar em contato com a Comissão pelo telefone da Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS), no número (62) 3201-7198(62) 3201-7198 ou 3201-7199.