Começa segunda etapa de atendimentos aos presos no HGG

Presos serão submetidos a cirurgias eletivas

O Hospital Alberto Rassi – HGG inicia a segunda etapa de atendimento aos presos do Complexo Prisional a partir desta segunda-feira (8). Às 8h30, para conferir o trabalho realizado pela unidade, o superintendente executivo de Administração Penitenciária, Victor Dragalzew, e o promotor de Execução Penal Marcelo Celestino, visitarão a ala de suporte. A proposta é atender 100% das demandas de cirurgias eletivas da população carcerária.

Em 2015, o Hospital atendeu 104 presos do Complexo Prisional, principalmente nas especialidades de cirurgia geral, coloproctologia e urologia. A ação teve o apoio do então titular da 25ª Promotoria de Goiânia (Execuções Penais), o promotor Haroldo Caetano, que afirmou que a ação era inédita em termos de Política de Saúde Carcerária.

Em 2017, o mutirão de cirurgias atenderá também o público feminino, dando continuidade ao trabalho já realizado no próprio Complexo Prisional, com o projeto Saúde da Mulher Encarcerada, realizado no mês de março, com a liderança do promotor Marcelo Celestino, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech)/HGG.

Nesta segunda etapa, dois presos já tiveram alta e atualmente estão internados quatro pacientes. Para evitar deslocamentos, os exames de pré-operatório são realizados no próprio hospital e assim como todo o preparo cirúrgico. A segurança é garantida por uma escolta penitenciária 24 horas e os presos não têm direito à visita.