O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) autorizou a implantação do projeto “Mediação Interdisciplinar – família em foco” na comarca de Goiânia. Ele propõe identificar as demandas de família que necessitam de acompanhamento multidisciplinar, tendo como foco não só a lide sociológica, como também o encaminhamento de membros das famílias envolvidas para participarem de pré-mediações. Isso com objetivo de minimizar os efeitos negativos de uma ruptura do casal, principalmente na vida dos filhos, de maneira a ensejar a tomada de decisões responsáveis pelos litigantes.
Inicialmente, serão recebidos processos da 1ª, 3ª e 4ª Varas de Família de Goiânia. Os atendimentos serão conduzidos por terapeutas de família, com enfoque no conflito sociológico, de modo a minimizar os efeitos do rompimento do vínculo conjugal, restabelecer a comunicação, reconstruir uma boa convivência e incentivar a continuidade de uma relação saudável.
As sessões de pré-mediação ocorrerão às terças e sextas-feiras, no turno matutino, e as atividades terão início no próximo dia 25 de abril.
O projeto foi elaborado pelo Núcleo Permanente de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), em conjunto com a juíza auxiliar da Presidência, Sirlei Martins da Costa e com o juiz coordenador do 2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Claudiney Alves de Melo. Tem como parceria a Associação de Terapia Familiar do Estado de Goiás – ATFAGO.