Após uma jornada de desafios marcada por união, perseverança e superação, o sonho da advocacia finalmente se concretizou para o casal Josué Xavier Guimarães e Amanda Raila Magalhães. Na última segunda-feira (28), em solenidade realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), eles celebraram a conquista das tão sonhadas carteiras profissionais, transformando uma trajetória compartilhada em uma história inspiradora de determinação e realização.
Josué e Amanda trilharam um caminho único desde o momento em que se conheceram no ensino médio. Eles não apenas compartilharam as aulas, mas também construíram uma amizade que se transformou em amor. O namoro, que começou durante o último ano escolar, persistiu ao longo dos anos, mesmo quando Amanda decidiu se mudar para Goiânia para cursar Psicologia.
No entanto, o destino reservou um desafio inesperado para ela em 2004, quando um acidente automobilístico a deixou paraplégica durante uma viagem de retorno para sua cidade natal, Niquelândia. Apesar disso, Amanda e Josué não apenas mantiveram sua relação, como também a fortaleceram, culminando em um casamento em 2008.
Com determinação e apoio mútuo, o casal decidiu embarcar em uma nova jornada profissional. Em 2018, ambos se inscreveram no curso de Direito na Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica). Relembrando os tempos do ensino médio, eles estudaram na mesma sala durante toda a graduação e enfrentaram juntos o desafio do Exame de Ordem.
Sonho realizado
“Sempre sonhei em me tornar advogado. É um sonho que carrego desde pequeno. Hoje, finalmente, esse sonho se realizou”, celebrou Josué. Amanda, que esteve ao seu lado neste percurso, complementou: “Eu o acompanhei de perto. A verdade é que o Direito sempre foi uma área que despertou meu interesse, e quando ele (Josué) quis ingressar na faculdade, pensei em seguir a carreira também”, disse.
No momento em que seguraram suas carteiras profissionais, Josué e Amanda não esconderam o sentimento de realização: “Para mim, isso é um sonho realizado, é o primeiro passo para a advocacia. Receber a carteira hoje, nesta solenidade, é um grande passo para a minha carreira”, disse Josué. Amanda, por sua vez, se sente orgulhosa e pronta para a próxima fase da profissão: “É um alívio. Me sinto pronta para a próxima etapa, que também espero que seja de vitória”, afirmou.
Expectativas
Quanto ao futuro na advocacia, o casal possui planos distintos. Amanda está se especializando na área de Direito das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de atuar em prol das causas das pessoas autistas. Além disso, a advogada conta que pretende atuar em Direito Civil, principalmente na área de família. Josué, por sua vez, se especializará na área previdenciária, após ter realizado um estágio no ramo.
Aos futuros advogados, o casal deixa um conselho para aqueles que enfrentam desafios parecidos: “Não desistam e tenham perseverança! Não é fácil passar 5 anos na faculdade e ainda estudar para fazer o Exame de Ordem, mas é gratificante chegar até aqui”. “A gente espera que de agora para frente possamos alcançar grandes vitórias na advocacia”, finalizaram. Fonte: OAB-GO