Casag vai criar cinco regionais para levar benefícios aos advogados do interior

Wanessa Rodrigues

Com o objetivo de chegar a todo o Estado, a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) trabalha no processo de regionalização e interiorização dos serviços prestados aos advogados. A intenção é criar cinco regionais próximas às subseções para que os profissionais do interior conheçam e tenham acesso aos benefícios oferecidos pela Casag. A ação é uma das promessas de campanha da nova administração da seccional goiana da Ordem dos Advogados Brasil (OAB-GO).

rodolfo - casag
Advogado Rodolfo Otávio Mota, presidente da Casag.

O presidente da Casag, o advogado Rodolfo Otávio Mota, conta que o está em fase final de elaboração o layout para criar as cinco regionais da Casag no interior do Estado. As unidades disponibilizarão, entre outros benefícios, ótica, farmácia, livraria, plano de saúde e plano de telefonia. A ideia é que o advogado não precise se deslocar para a capital para ter acesso aos serviços da Caixa.

Mota revela que as cidades candidatas a sediar as regionais são: Itumbiara e Caldas Novas, nas regiões Sul e Sudeste; Formosa e Luziânia, na região do Entorno de Brasília; Uruaçu e Ceres, nas regiões Norte e Nordeste; Rio Verde ou Jataí, no Sudoeste do Estado; além de Anápolis. “Assim, abarcaríamos todo o Estado com serviços de qualidade e com vantagens reais”, acrescenta.

O presidente da Casag salienta que levantamento feito pela entidade mostra que, apesar dos bons produtos oferecidos, nem todos os benefícios chegavam até os advogados do interior. Além disso, que os profissionais não sabiam da existência de muitos deles, até mesmo os que são concedidos de forma gratuita. Por isso, segundo Mota, o lema desta gestão é a aproximação e o segundo a comunicação.

“Precisamos nos comunicar com os advogados do Estado e precisamos estar próximos. Isso para que eles possam nos ver e sempre ser atendido com mais velocidade. Isso é uma questão até de Justiça, pois eles pagam a mesma anuidade e o mesmo compromisso e não recebem nada em contrapartida”, diz o presidente da Casag.

Comunicação
Mota salienta ainda que os advogados do interior do Estado tinham uma seccional distante e uma Caixa de Assistência inoperante. Segundo ele, a Casag crescia e se aparelhava, mas não se comunicava, nem mesmo os profissionais da capital. Por isso, conforme diz, quanto mais comunicação, mais efetiva será a relação da entidade com o advogado.

A ideia é promover a comunicação desde a base, levando informações aos estudantes das faculdades de Direito. O trabalho de comunicação com os advogados do interior também será feito por meio de eventos. Mota esclarece que as subseções que não forem contempladas com as regionais não ficarão esquecidas. “A caixa estará nestes locais de forma itinerante, seja como parceira da Esa (Escola Superior da Advocacia) em cursos presenciais, ou mesmo levando nossos serviços”, ressalta.

Benefícios
Atualmente, a Casag tem cerca de 528 convênios ativos, quatro benefícios regulamentados (auxílio maternidade, reclusão, extraordinário e funeral) e cerca de dez serviços. Conforme revela Mota, há planos de criar outros benefícios. Está em estudo, por exemplo, a implementação, por meio de uma empresa intermediária que fará a gestão, o seguro saúde, de vida, auto, residencial e de responsabilidade civil. A Casag também tem como objetivo criar um aplicativo eletrônico para que o advogado tenha em mãos todos os benefícios disponibilizados.