Candidatos a auditor fiscal fazem provas neste domingo

Mais de 5,9 mil candidatos a auditor fiscal realizam neste domingo (31) as provas da primeira fase do concurso para o quadro efetivo da Prefeitura de Goiânia. Os exames serão realizados nos turnos matutino, das 8h às 11h, e vespertino, das 14h às 18h, nas Faculdades de Direito e Educação, Centro de Aulas D da Universidade Federal de Goiás (UFG), todos no Setor Universitário, e no Campus Sambaiaia, no Setor Itatiaia. Cada um dos 5.947 inscritos no certame deve acessar o site do Centro de Seleção da UFG (CS) e informar o número do Cadastro de Pessoa Física para ter acesso a informações sobre o local onde realizará as provas. No período da manhã, os portões serão abertos às 7h e fechados, pontualmente, às 8h. À tarde, a abertura será às 13h e o fechamento às 14h em ponto. Não haverá tolerância a atrasos.

A UFG, organizadora do concurso, recomenda que os candidatos cheguem ao local de provas com 60 minutos de antecedência. Para a realização das provas é preciso levar caneta esferográfica preta ou azul, fabricada em material transparente e apresentar documento de identificação original, com foto e impressão digital. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita. Ao todo serão até sete horas para conclusão das 110 questões objetivas. No horário matutino, as questões serão de língua Portuguesa, matemática e raciocínio lógico, noções de informática, geografia, história e conhecimentos gerais de Goiânia e do Estado de Goiás, economia, finanças públicas e administração pública. A prova vale 40 pontos e serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 20 pontos.

No turno vespertino, os temas são mais específicos: auditoria, contabilidade geral e das instituições financeiras, direitos administrativo, civil, constitucional, empresarial, penal e Tributário, além da legislação tributária municipal. Com peso maior, 70 pontos, o ponto de corte da segunda prova é o inferior a 42 pontos. Também é necessário não obter nota zero em nenhuma das disciplinas. A previsão da UFG é que o gabarito preliminar seja disponibilizado no site do Centro de Seleção ainda no domingo, por volta das 19h30. Nessa primeira fase, a concorrência chega a 207,25 por vaga geral e a 72 por pessoa com deficiência. Além disso, há 60 oportunidades em cadastro de reserva. Serão classificados para a segunda fase do concurso os candidatos que obtiverem, no mínimo, 62 pontos no somatório desses exames e que estiverem até a 84ª posição da listagem da ampla concorrência e até o sexto lugar da listagem de pessoas com deficiência.

A segunda fase, também de caráter eliminatório, compreende o Programa de Formação Inicial, que será realizado de 05 de abril a 07 de maio apenas com os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas. “Inclusive, havendo necessidade, poderá haver convocação de candidatos classificados na primeira etapa, em cadastro de reserva, para realizarem o Programa de Formação Inicial, em quantidade suficiente para suprimento de vagas que vierem a surgir decorrentes de nova demanda, aposentadorias, exonerações ou desistências”, explica o secretário municipal de Finanças, Jeovalter Correia. Durante o período do curso, os candidatos convocados receberão, a título de ajuda financeira, bolsa de estudos mensal no valor de R$ 3.028. O resultado final do concurso está previsto para o dia 31 de maio.

Auditor
O concurso visa aumentar em 67% o atual quantitativo de auditores de tributos em Goiânia como parte de um pacote de investimentos para modernização da administração tributária goianiense. O último certame para o cargo de auditor fiscal foi realizado em Goiânia em julho de 1997. Como efeito desses 18 anos há um comprometimento na arrecadação tributária potencial e no correto funcionamento do sistema tributário da cidade. “Queremos recuperar parcialmente a perda de quantitativo de auditores que ocorre na prefeitura desde a década de 80”, justifica o prefeito Paulo Garcia.
Os candidatos disputam vaga no cargo efetivo da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). O salário oferecido é de R$ 10.558,84 para carga horária que pode chegar a 40 horas semanais, inclusive com escalas aos sábados, domingos e feriados, em horários diurnos e noturnos, conforme demanda da administração pública municipal. Ao auditor fiscal cabe planejar, inspecionar, controlar e executar trabalhos de fiscalização e arrecadação tributária; verificar o cumprimento da legislação; além de orientar, fiscalizar e autuar contribuintes com objetivo de defender o interesse da fazenda pública municipal.