Benedito Torres é o mais votado na eleição a procurador-geral do MP

Com 193 votos, Benedito Torres foi o mais votado na eleição desta sexta-feira (3/2) para procurador-geral de Justiça do Ministério Público em substituição da Lauro Machado Nogueira, que administração o MP-GO há quatro anos. A lista tríplice eleita pelos promotores e procuradores de justiça segue para o governador Marconi Perillo, que vai escolher quem vai comandar o MP goiano pelos próximos dois anos.

Há mais de uma década que o governador respeita a vontade dos membros da entidade e escolhe o mais votado.

O segundo mais votado foi o promotor Rodney da Silva, com 150 votos. Ana Maria Rodrigues da Cunha teve 118 votos. A votação ocorreu das 8 às 17 horas e a apuração foi finalizada às 18 horas. O próximo Procurador-Geral de Justiça toma posse no comando do MP no dia 3 de março.

Para a indicação ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o atual PGJ, Lauro Machado Nogueira, recebeu 177 votos. O procurador Aylton Vecchi teve 173.

Perfil
Benedito Torres Neto nasceu em 1963, graduou-se na Pontifícia Universidade Católica de Goiás em 1987 e ingressou no Ministério Público de Goiás no dia 13 de agosto de 1990 pela promotoria de Joviânia. Passou támbem por Cristalina e Itaberaí. Assumiu o cargo de procurador de Justiça em 2002, logo após exercer a função de promotor corregedor. Entre 2004 e 2008 foi presidente da Associação Goiana do Ministério Público e assumiu o cargo de procurador-geral de Justiça de Goiás no biênio 2011-2013, quando criou o projeto PGJ presente, construiu nove sedes do MP no interior e deixou mais quatros obras em andamento. Foi eleito mais uma vez presidente da AGMP em 2014 e re-eleito para seu quarto mandato em 2016, cargo que ocupa atualmente. Está em exercício também mandato de membro do Conselho Superior do MP, eleito pela segunda vez.