Desagravo por Nárcia Kelly…

“Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão. Pela transgressão da terra muitos são os seus príncipes, mas por homem prudente e entendido a sua continuidade será prolongada. […] Os que deixam a lei louvam o ímpio; porém os que guardam a lei contendem com eles. […] O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. O que faz com que os retos errem por mau caminho, ele mesmo cairá na sua cova; mas os bons herdarão o bem. Quando os justos exultam, grande é a glória; mas quando os ímpios sobem, os homens se escondem. […] Como leão rugidor, e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre. […] O que anda sinceramente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos cairá logo. […] Dar importância à aparência das pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão um homem prevaricará.

[…] Quando os ímpios se elevam, os homens andam se escondendo, mas quando perecem, os justos se multiplicam.”
Trechos do Livro de Provérbios capítulo 28.

O caradurismo e a falta de respeito chegaram ao limite. Ao ver os vídeos na internet sobre os estragos que a claque ligada ao então prefeito licenciado de Bela Vista de Goiás – GO proporcionou diante de seu povo, só uma palavra poderia resumir o que meus olhos viram: VERGONHA ALHEIA.

Não ficaria escandalizada se todos os envolvidos fossem pessoas sem a mínima capacidade intelectual, ou de discernimento, mas agora ver gente que pode ser considerada como “doutores da lei” da Terra e plenos conhecedores das Escrituras Sagradas, e com procuração dada pelo povo para representar os seus interesses, fazer atos tão infames como os vistos nos vídeos mencionados, contra uma mulher que fora legitimamente inserida como prefeita em exercício, e que por “mero medinho” de perderem os seus nichos eleitorais, encamparem uma baderna daquelas, dentro do meu coração só fora semeada a semente da indignação e da revolta. O fato ocorrido me ofendeu como cidadã, mulher e ente engajada nas grande lutas da humanidade.

Uma pessoa que com 19 anos fora presidente do Sindicato dos Produtores de Polvilho daquela localidade, e com 21 anos fora a vereadora mais votada com 677 votos, sendo a terceira mulher a ocupar o posto em Bela Vista de Goiás – GO, e em 2012 fora habilitada para ser a vice prefeita daquele local, não está para brincar de fazer política, será que o receio ou “mero medinho” de perder os seus nichos eleitorais é que foi a força motriz para um plano que faria inveja a Al Capone e Lampião, para que fosse jogada uma carreira tão promissora na lama da infâmia?
 
Prefiro não acreditar que os homens e mulheres que dizem ser tementes a DEUS, e que estão fazendo parte desta claque ora mostrada nos vídeos, assentam-se perto da minha pessoa nos bancos das igrejas, e tem a mesma oportunidade de ouvir e aprender sobre o que as Escrituras Sagradas ensinam. Este tipo de gente está envergonhando o evangelho, e o que é pior teve há pouco tempo, alguns dos envolvidos tiveram o dissabor de perder entes queridos com a mesma idade e características profissionais parecidas com a personagem desagravada nestas linhas. E os mesmo envolvidos receberam o apoio de toda a opinião pública goiana no momento de seu luto e dos desdobramentos do fatídico fato ocorrido que é do conhecimento de todos.

Goiás além de ser um estado com características provincianas em seu contexto político é um estado de produção agropastoril, e com muito custo está se abrindo para o agronegócio e para a industrialização. Mas mesmo assim continua com práticas políticas do tempo da Vovó Carminda.

Mesmo com todos os incentivos da Ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal – STF, e do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, a participação feminina nas coligações e nas cadeiras executivas e legislativas em nosso país é ínfima perto da sua importância eleitoral, já que o eleitorado feminino corresponde a mais de 50% do eleitorado em toda a Federação Brasileira.
Goiás e o Brasil, precisam avançar no sentido de que além de ser consolidada a democracia, que todos os homens e mulheres, possam ocupar os cargos públicos com galhardia e sem coação de qualquer espécie. O que aconteceu com Nárcia Kelly, além de retrair ainda mais a participação da mulher na política, é algo vergonhoso, e não pode mais se repetir, é preciso além da apuração precisa dos fatos, a punição exemplar aos responsáveis pelos atos de baderna ora ilustrados, e a campanha de avacalhação com a sua imagem e sua honra política e pessoal.

Tenho comigo que em Outubro as urnas começarão a punir firmemente os autores destes atos, e a claque que estava junto com os mesmos no malfadado evento danoso. Chamo de claque, pois nomear os mesmos e inserí-los como associação criminosa, é algo muito pesado, e quem tem que fazer isto com contundência é o Ministério Público e o Poder Judiciário daquela localidade, e não a minha pessoa. Até porque cada qual será devidamente responsabilizado na medida de seus atos infames. A lei existe é para isto.

Querida Nárcia Kelly, sinta-se desagravada nestas linhas, até porque se esta claque fez o que fez foi pelo mais puro revanchismo e recalque. Esta turma nunca chegará a ser como Paes de Andrade, Mário Covas e o meu querido e inesquecível amigo Marcelo Déda. Que morreram no exercício de seus cargos, e foram idolatrados e amados plenamente por seu povo. E que suas obras permaneceram para sempre no imaginário político nacional. O Brasil precisa de homens e mulheres que lutem com galhardia pelo seu povo, e não de gente que quer tocar o terror, e fazer gracinha com a cara da população brasileira.

E os trechos do livro Provérbios, capítulo 28, são somente uma advertência para este tipo de gente. Até porque café e conselho toma quem quer, e tenha certeza, que as contas desta turma não serão ajustadas com a vossa pessoa, e sim com DEUS todo poderoso, ao qual este tipo de gente dizem conhecer. Fica aqui registrada a minha indignação e o meu desagravo. “Justiça e liberdade. A causa é legítima.” – Racionais MC´s. Frase esta livremente surrupiada pela minha pessoa pra suavizar o seu coração. E quem achar ruim o meu desagravo que recorra pro Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, ou chore no meio fio. Pois o recado está dado, em alto e bom som. Vamo que vamo pois o som não pode parar.

*Fernanda Santos – Bacharela em direito, parecerista em matéria cível. Articulista do jornal Perspectiva Lusófona em Angola, DM e Opinião Jurídica em Goiânia-GO, Membro efetivo da Comissão da Advocacia Jovem – CAJ, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás – OAB/GO – Gestão 2013/2015.