Anselmo Pereira é eleito presidente da Câmara Municipal de Goiânia

A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Goiânia eleita hoje (11) por unanimidade. A escolha tucano Anselmo Pereira à presidência da casa por unanimidade expõe a sangria por que passa o prefeito da capital, Paulo Garcia (PT). E a ferida deve continuar exposta nos dois últimos anos de sua administração.

Com a base aliada pouco articulada, o Paço não apresentou chapa rival e reconheceu a derrota. Já o primeiro vice-presidente da Câmara é Tayrone Di Martino (PT), que rompeu com o prefeito Paulo Garcia durante a campanha eleitoral. O segundo vice-presidente é Rogério Cruz, do (PRB).

Diante da forte chapa apresentada pela oposição para concorrer à nova mesa diretora, a base aliada do petista pediu a suspensão da sessão especial que escolheu a nova mesa diretora. O motivo? Era para reunião dos principais representantes da prefeitura na Casa, na intenção de formar uma chapa competitiva a do chamado blocão — composto por oposicionistas, Bloco Moderado e dissidentes da base aliada. Até a deputada estadual Isaura Lemos participou, acompanhada da filha, a vereadora Tatiana Lemos (ambas são do PCdoB), mas não adiantou muito.

Currículos
Anselmo Pereira (PSDB), eleito presidente, é natural de Riachão (MA). Ele veio para Goiânia aos 15 anos e iniciou sua vida pública aos 20, como presidente da Associação de Moradores do Setor Universitário, bairro em que reside até hoje. Formado em Direito, foi candidato a vereador pela primeira vez em 1983. Em 2012 foi reeleito para seu oitavo mandato. Já exerceu as funções de vice-presidente e corregedor da Câmara Municipal.

A vaga de primeiro vice-presidente será ocupada pelo jornalista Tayrone Di Martino (PT), que foi assessor de imprensa da Arquiodiocese de Goiânia. Chegou à Câmara em 2012, como o mais jovem vereador petista eleito em Goiânia. Preside a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e paralelamente é o diretor de Comunicação da Associação Filhos do Pai Eterno. Também ocupará o cargo de corregedor da Casa.

A segunda vice-presidência, por sua vez, será ocupada pelo pastor da Igreja Universal, vereador Rogério Cruz (PRB), que é natural do Rio de Janeiro e formado em Administração de Empresas. Foi diretor de rádios do grupo Record em Salvador e Fortaleza. Em 2010 veio para Goiânia e em 2012 elegeu-se o terceiro vereador mais votado da capital. Na atual legislatura, exerceu o cargo de 2º vice-presidente e em 2013 assumiu a Gestão de Pessoal da Administração Municipal.

A primeira secretaria será assumida por Zander Fábio (PSL), empresário no ramo de construção civil e graduado em Geografia. Em 2012 disputou sua primeira eleição para vereador em Goiânia pelo Partido Social Liberal, se elegendo com 3.182 votos. Também é piloto de automobilismo da Fórmula 200.

Vereador Geovani Antonio (PSDB) ocupará a segunda secretaria. Nascido em Bambuí, Minas Gerais, é servidor da Câmara Municipal de Goiânia e economista. Elegeu-se vereador em 1996, 2000, 2004, 2008. Em 2012 obteve 5.930 votos. Atua principalmente na área da saúde. Atualmente é o segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara.

Pedro Azulão Júnior(PSB) assumirá a terceira secretaria. Nascido em Goiânia, assumiu o primeiro mandato em 2000, representando as regiões noroeste e leste. Foi eleito em 2004, 2008 e 2012. É formado em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Goiás.

O vereador escolhido para ocupar a quarta secretaria foi o peemedebista Mizair Lemes Jr, que é natural de Goiânia e reside no Jardim Nova Esperança, região que sempre foi representada politicamente por seu pai Mizair Lemes. Atualmente é o presidente do PMDB em Goiânia.