O escritório Amaral e Melo Advogados, reconhecido por seus êxitos jurídicos no agronegócio, com unidades em Rio Verde e Jataí, no sudoeste goiano, é mais um a se tornar vítima do chamado “golpe do falso advogado”. O sócio-fundador Leandro Amaral alerta que estelionatários estão se passando por ele para entrar em contato com clientes do escritório e solicitar a realização de transferências indevidas. A fraude já atingiu um valor de cerca de R$40 mil notificados até o momento.
O advogado reforça que todo e qualquer pagamento só seja feito com a confirmação direta e pelos canais oficiais do escritório. Abordagens suspeitas não devem ser respondidas, e Leandro enfatiza a importância do registro de um boletim de ocorrência. “A delegacia responsável por crimes cibernéticos somente consegue investigar se as vítimas fizerem o B.O. Dificilmente recupera-se o montante perdido, todavia é possível rastrear os beneficiários estelionatários e, consequentemente, prendê-los”, diz.
O golpe
O golpe, que tem sido recorrente no segmento, funciona da seguinte maneira: o fraudador entra em contato com pessoas que tenham processos em andamento em alguma instância e se faz passar pelos advogados responsáveis ou algum membro da equipe do escritório para realizar a extorsão. Usam fotos dos profissionais em questão e até logomarcas, dão detalhes dos casos e chegam a forjar documentos oficiais para enganar as vítimas.
A Ordem dos Advogados Seção Goiás (OAB-GO) dispõe de um canal de denúncias via WhatsApp para que testemunhas ou vítimas lesadas pela modalidade de estelionato possam reportar o caso com eficiência e segurança. As denúncias devem ser registradas por meio do (62) 99969-8039. Leandro garante que tais registros são importantes para que a OAB-GO possa encaminhar as informações ao Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de Goiás.
O advogado ainda compartilha algumas dicas que podem garantir mais segurança às pessoas diante desse tipo de ameaça. “Ativar a confirmação em duas etapas, não clicar em links sem checar sua veracidade e nem compartilhar códigos via SMS, assim como estabelecer um limite diário para transações via PIX com o banco e a checagem de qualquer solicitação feita em nome de terceiro antes de realizar qualquer ação, é fundamental”, orienta.
Outra vítima
Nesta mesma semana, o escritório Fernando de Paulo & Telmo de Alencastro (FPTA Advocacia), com sede em Goiânia, também informou ter sido vítima do chamado “golpe do falso advogado” ou “golpe do falso escritório de advocacia”. Segundo esclareceram, os fraudadores têm se passado por profissionais da banca para solicitar transferências indevidas de valores a clientes.
Na ocasião, a banca reforçou aos clientes que não realizem qualquer pagamento ou transferência de valor sem antes confirmar diretamente com o advogado responsável pelo atendimento. Esclarece, ainda, que todas as cobranças do escritório são realizadas exclusivamente por seu Setor Financeiro, pelo telefone (62) 31215500. Em caso de qualquer solicitação suspeita, a banca solicita que o cliente entre em contato imediatamente.