Advogado publica vídeo com esclarecimentos sobre votos branco e nulo

Neste domingo (15/11), serão realizadas as eleições municipais em todo o país. Infelizmente, em todo pleito eleitoral surgem inúmeras fake news, sejam referentes aos candidatos, ou ao processo eleitoral. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o voto branco e voto nulo, o advogado João Paulo Vaz da Costa e Silva, do escritório Nelson Borges de Almeida Advogados, divulgou um vídeo sobre o tema.

O advogado salienta que, em quase todas as eleições, correntes de desinformação ressuscitam boatos bem antigos e espalham pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, que os votos em branco vão para o mais votados e, os nulos, se em quantidade significativa, invalidam a eleição. Mas, conforme diz, não é nada disso.

“Referidos boatos há algum tempo são utilizados às vésperas das eleições. Votos nulos ou brancos não são computados em nenhuma eleição, isso só interfere na tocante à porcentagem total de votos válidos. Assim, mesmo quando são maioria, não anulam nenhum tipo de pleito”, disse o advogado.

Confira aqui o vídeo.