Advogada especialista em imigração para o Canadá lista as profissões com maior chance de emprego no País

Publicidade

Marília Costa e Silva

Patrícia Mendes Pereira é responsável pelo escritório Brazil Legal Help

A exemplo do que aconteceu no restante do mundo, a pandemia mudou também a forma como os canadenses trabalham. Embora alguns setores tenham visto uma perda generalizada de empregos, outros estão em busca de ainda mais talentos, o que pode ser uma oportunidade para os brasileiros que desejam ir trabalhar no Canadá.

Segundo a advogada brasileira especialista em imigração e que reside no Canadá, onde mantém o escritório Brazil Legal Help, Patrícia Martins Pereira, o governo federal canadense fez pesquisas sobre como o coronavírus afetou a força de trabalho em cada província e território. Em Ontário, por exemplo, os pesquisadores analisaram 109 ocupações que viram grandes mudanças no emprego em comparação com os dias anteriores à Covid-19.

Patrícia aponta que algumas das ocupações que viram mesmo uma maior demanda por mão de obra durante a pandemia. Ela lista abaixo as profissões na ordem de seu código de Classificação Nacional Ocupacional (NOC). Segundo diz, para obter mais informações sobre as perspectivas de emprego específicas, o governo federal daquele oferece uma ferramenta de análise onde os candidatos a emprego podem ver as tendências em suas próprias ocupações de interesse.

Imigração econômica

Segundo a especialista, a demanda por trabalho e imigração andam de mãos dadas no Canadá. O objetivo da imigração econômica é especificamente abordar a escassez de mão de obra e apoiar o crescimento econômico de longo prazo do Canadá. “Portanto, não deve ser surpresa que existam caminhos para a residência permanente adaptados para os trabalhadores nessas ocupações em demanda”, frisa.

Para começar, todas as ocupações listadas abaixo se enquadram na categoria de trabalho especializado. “O que significa que o brasileiro interessado em ir para o Canadá pode usar a experiência de trabalho para uma aplicação por meio do popular sistema Express Entry, desde que seja elegível para qualquer um dos três programas Federal High Skilled: a Canadian Experience Class, o Federal Skilled Worker Program e o Federal Skilled Trades Program.

Além disso, se o destino escolhido no País for Ontário, a província tem seu próprio Programa Provincial de Nomeados (PNP), que pode oferecer suporte a solicitações de residência permanente. “Ter um perfil de entrada expressa abre as portas para os PNPs aprimorados de Ontário. O Human Capital Priority Stream (HCPS) oferece especificamente caminhos para trabalhadores de tecnologia e trabalhadores em outras ocupações em demanda”, explica a especialista.

Como exemplo, ela cita trabalhadores de tecnologia que são elegíveis para o HCPS podem ser convidados a se candidatar a uma nomeação provincial em um sorteio de tecnologia OINP. Esses sorteios cobrem seis ocupações específicas de tecnologia da informação, incluindo a lista abaixo: sistemas de computador e gerentes de informação; analistas de banco de dados e administradores de dados; programadores de computador e desenvolvedores de mídia interativa; e web designers e desenvolvedores.

Fora do sistema Express Entry, Ontário também tem seu próprio sistema de Expressão de Interesse (EOI), que oferece pontos para candidatos qualificados que estão trabalhando em ocupações qualificadas na província. Conforme Patrícia, existem vários outros fatores que melhoram a classificação dos candidatos, como salário, idade, quantidade de experiência de trabalho canadense e muito mais. “O sistema Ontario EOI está atualmente disponível para aqueles que são elegíveis para um programa de Categoria de Ofertas de Emprego de Empregador, como o fluxo Trabalhador Estrangeiro”, aponta.

Segundo ela, quem trabalha por conta própria pode se qualificar para o Programa de Autônomo. Cerca de 30% dos designers gráficos em Ontário são autônomos. Além disso, por um período limitado, o Canadá está oferecendo caminhos para trabalhadores essenciais que trabalharam no país durante a pandemia. “Os técnicos de laboratório estão entre 40 ocupações de saúde que podem se inscrever a qualquer momento antes de 5 de novembro ou até que o limite de admissão de 20 mil inscrições seja atingido”, explica.

Confira os empregos e as tendências de ocupações

1. Gerentes de publicidade, marketing e relações públicas (NOC 0124)

Embora os gastos com publicidade tradicional tenham caído durante a pandemia, que afetou o emprego, a indústria está cada vez mais se tornando digital. Além disso, os orçamentos preliminares sugerem que as empresas planejam aumentar os gastos com publicidade, especialmente anúncios digitais. “Portanto, há um aumento nas oportunidades de trabalho para quem conhece os métodos tecnológicos modernos”, frisa Patrícia.

2. Gerentes de computadores e sistemas de informação (NOC 0213)

As empresas que antes eram limitadas em sua capacidade de permitir que os funcionários trabalhassem em casa tornaram-se mais dependentes dos gerentes de computador e sistemas de informação. “E muitas empresas pretendem implementar o teletrabalho a longo prazo. Além disso, mais serviços virtuais, como comércio eletrônico, consultas médicas, feiras de empregos e outros, podem exigir mais profissionais de TI”, afirma a especialista em imigração.

De acordo com ela, espera-se que todas essas circunstâncias aumentem a demanda por profissionais de tecnologia à medida que as empresas se adaptam às novas formas de trabalho.

3. Biólogos e cientistas relacionados (NOC 2121)

Esses trabalhadores incluem imunologistas, virologistas, trabalhadores de bioinformação e farmacologistas que estão pesquisando Covid-19.

Patrícia explica que a pesquisa e o desenvolvimento de mais vacinas e tratamentos continuarão a apoiar as oportunidades de emprego para os trabalhadores nessas ocupações. Além disso, agora que a geração experimentou uma pandemia em primeira mão, o aumento da conscientização deve gerar mais oportunidades de pesquisa de vírus.

4. Analistas e consultores de sistemas de informação (NOC 2171)

Assim como outras ocupações de TI, analistas e consultores de sistemas de informação têm sido cruciais para ajudar as empresas na transição para o trabalho remoto. Eles foram considerados trabalhadores essenciais enquanto Ontário estava confinado.

Há uma série de outros fatores que sugerem uma demanda de longo prazo por mão de obra neste campo. Por exemplo, mais empresas estão expandindo produtos e serviços online. Os processos digitais estão crescendo, assim como o risco de violações da segurança cibernética.

Além disso, ela acredita que os analistas de inteligência artificial podem ver mais vagas de emprego devido ao aumento do interesse em usar soluções de IA para várias linhas de negócios.

5. Analistas de banco de dados e administradores de dados (NOC 2172)

Durante a pandemia, o governo e outras organizações priorizaram o rastreamento de casos e a análise de dados da Covid-19. Esses trabalhadores estiveram envolvidos em grande parte do processo de análise de informações relacionadas ao novo coronavírus.

“Um interesse contínuo nos dados e análises da Covid-19 apoiará essas oportunidades de emprego. Além disso, são grandes as preocupações em relação à coleta, armazenamento e gerenciamento de dados, devido à maior demanda por serviços sociais e de saúde virtuais. A mudança para soluções online aumentará os empregos nessas ocupações.”

6. Programadores de computador e desenvolvedores de mídia interativa (NOC 2174)

No início da pandemia, esses trabalhadores eram solicitados a ajudar a projetar a mídia digital relacionada à Covid para apoiar a disseminação de informações. Muitos já foram configurados para trabalhar em casa devido à natureza do seu trabalho.

“Um aumento na demanda por produtos e serviços digitais oferecerá oportunidades para esses trabalhadores, especialmente à medida que o mercado global de e-learning cresce”, afirma, acrescentando que, em Ontário, o governo provincial está trabalhando com várias organizações para criar recursos digitais para o aprendizado online. Espera-se que tais iniciativas apoiem esses trabalhadores.”

7. Web designers e desenvolvedores (NOC 2175)

Web designers e desenvolvedores são essenciais na construção de sites relacionados à Covid-19 para ajudar a disseminar informações. Devido à natureza do seu trabalho, muitos desses trabalhadores já tinham capacidades de teletrabalho antes da pandemia.

Além disso, segundo Patrícia, a tendência de compras on-line apoiará as oportunidades de emprego para os trabalhadores dessa área. “Mais serviços virtuais, como consultas médicas, também podem oferecer suporte a esses empregos”, diz.

8. Tecnólogos de laboratório médico (NOC 3211)

Havia uma escassez de técnicos de laboratório mesmo antes da pandemia devido ao alto número de aposentados e ao baixo número de novos formados disponíveis para ocupar seu lugar. O surto de coronavírus tornou o abastecimento desses trabalhadores ainda mais escasso, embora o número de funcionários no campo tenha aumentado.

De acordo com a especialista em imigração, Ontário está financiando um novo programa para treinar trabalhadores de laboratório para reduzir a carga de trabalho para tecnólogos de laboratório médico certificados e seus assistentes.

À medida que a população envelhece e a pandemia continua, afirma ela, o número de vagas de emprego nesta ocupação continuará a crescer, enquanto não houver novos graduados em número suficiente.

9. Designers gráficos e ilustradores (NOC 5241)

Com mais produtos digitais, surgem mais oportunidades de trabalho para designers gráficos e ilustradores. Particularmente na criação de conteúdo e gráficos para plataformas de e-commerce, banco on-line e e-learning.