Abertas inscrições para 2ª Conferência de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás

Já estão abertas as inscrições abertas para 2ª Conferência de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás. O evento será realizado pelo Núcleo Especializado de Direitos Humanos da DPE-GO com o apoio da Escola Superior da Defensoria Pública no próximo dia 18 de outubro, das 9 às 18 horas, no Auditório Prof. Biolkino Pereira (localizado na Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás, na Praça Universitária, em Goiânia). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas site www.defensoria.go.def.br

A coordenadora do Núcleo Especializado de Direitos Humanos, defensora pública Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes, destaca que a Conferência foi construída no planejamento de recepção da Comissão de Direitos Humanos do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege), que será realizada em Goiânia no dia 17 de outubro, com defensores públicos que atuam na área de direitos humanos em todo o país, a fim de discutir as temáticas relacionadas.

“A Conferência traz a oportunidade de debates, portanto, caros não só ao estado de Goiás mas também a outros estados do país. A escolha de defensores públicos como palestrantes e debatedores construirá também o papel da Defensoria no cenário de prevenção e combate a tortura nos diversos ambientes e comunidades”, pontua Fernanda Fernandes.

O diretor da Escola Superior da DPE-GO, defensor público Saulo Carvalho David, destacou o alto nível da Conferência. “A Escola se sente honrada em apoiar a realização da Conferência em sua segunda edição. Os temas são extremamente relevantes e os palestrantes todos de altíssimo nível técnico nas questões a serem tratadas”, afirma.

Programação

A abertura será às 9 horas, com apresentação artística de alunos do Circo Laheto. Às 10 horas haverá a palestra do subcorregedor-geral da DPE-RJ, defensor público Franklyn Roger, sobre O poder de investigação da Defensoria Pública em casos de tortura e de violência policial. Essa primeira mesa terá como debatedor o coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da DPE-RJ, defensor público Fábio Amado de Souza Barretto, e como mediador o defensor público de Goiás Thiago de Mendonça Nascimento.

Às 14 horas haverá a palestra Atuação da Defensoria Pública na proteção e efetivação dos direitos dos vulneráveis em situação de rua, ministrada pelo defensor público da União Antônio Carlos Torres de Siqueira de Maia e Pádua, tendo como debatedores a defensora pública do Rio de Janeiro Carla Beatriz Nunes e como mediador o coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR-Goiás), Eduardo de Matos.

Às 16 horas será debatido o tema Nova lei de internação compulsória e a prevenção e combate à tortura nas instituições, em palestra do promotor de justiça de Goiás Haroldo Caetano Silva. O coordenador-auxiliar do Núcleo de Direitos Humanos da DPE-SP, defensor público Davi Quintanilha Failde de Azevedo, será o debatedor e a mediação será realizada pelo defensor público e presidente da Associação Goiana das Defensoras e Defensores Públicos, Allan Montoni Joos.