A Câmara Municipal de Goiânia aprovou por unanimidade, em segunda e última votação, o projeto do prefeito Paulo Garcia (PT) que reajusta o salário dos professores vinculados ao município em 8,32%. O presidente da Casa, Clécio Alves (PMDB), anunciou que o texto será encaminhado para sanção ainda nesta quarta-feira (9/4). O reajuste é retroativo a 1º de janeiro deste ano.
A proposta estabelece que salário base do professor que trabalha 40 horas semanais passará dos atuais R$ 1.680,27 para R$ 1.820,07. O vereador Carlos Soares (PT) reforçou que, dessa forma, a prefeitura “continuará pagando 7,3% acima do piso nacional da categoria, que é de R$ 1.697,37”. “Trata-se de um projeto que valoriza o profissional que cuida da educação básica do município.”
Mesmo com a unanimidade na votação do projeto, os ânimos se exaltaram durante sua apreciação. Enquanto vereadores oposicionistas consideravam “um caos” a administração municipal, os da base afirmaram que a situação caótica está no governo, que, segundo eles, não recebe o sindicato e não respeita os direitos dos servidores.
A líder do prefeito na Casa, Célia Valadão (PMDB) afirmou que a proposta vai de encontro aos interesses dos próprios professores. Questionada sobre a sugestão de alguns dos servidores de que houvesse um projeto de lei para que os reajustes salariais ocorressem automaticamente a cada ano, Célia afirmou que trata-se de uma medida desnecessária.
“Não vejo necessidade, uma vez que todo esse processo é conduzido com celeridade. O trabalho tanto do Executivo quanto da Casa é feito no prazo legal, regimental, então não vejo necessidade”, afirmou. “Agora, se for a intenção do prefeito fazer dessa maneira, também não criaremos nenhuma dificuldade. Queremos o melhor para o professor e todos os servidores.” Fonte: Jornal Opção
































