SME lança política voltada à saúde do trabalhador

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lança nesta quarta-feira, 27, a Política de Segurança e Saúde dos Profissionais da Educação e o Programa Intersetorial de Saúde Mental, a partir das 8h30. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Setor Leste Universitário.

O Departamento de Gestão de Pessoal (DGP) e a Política Articulada de Educação da Paz (Epaz) coordenam as ações, que tem como objetivo minimizar o impacto do trabalho na saúde do profissional da Educação. A implementação dos programas atende a lei n°9149, de 23 de julho de 2012, que dispõe sobre a Política de Segurança e Saúde no Trabalho nos Servidores Municipais.

“As ações e projetos de atendimento e assistência aos servidores destacam a importância em cuidar e investir na qualidade de vida dos profissionais da Educação. Quando recebem cuidados especiais e se sentem valorizados, trabalham melhor de forma gratificante”, destaca a secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida.

Sesmt
Durante o evento, será apresentada a equipe multiprofissional do Serviço Especializado em Saúde e Segurança no Trabalho na Educação (Sesmt/ Educação). Desde agosto deste ano, profissionais concursados compõem a equipe, formada por engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e educadores físicos.

De acordo com Yara Beatriz Barbosa de Meneses, engenheira de Segurança do Trabalho da Semgep (Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas) e SME, a equipe multiprofissional da Educação vai atuar nas instituições com a orientação e promoção da saúde. “Os profissionais especializados atuarão diretamente nas unidades que compõem a rede municipal, com estratégias de vigilância e educação em Saúde”, afirma.