2ª Conferência Estadual da Advocacia começa nesta quinta-feira

Presidente do CFOAB Cláudio Lamachia

Tem início nesta quinta-feira (5), com a presença do secretário-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Sarmento, a 2ª Conferência Estadual da Advocacia. O evento, que marca os 85 anos de história da seccional goiana da OAB, será realizado até o dia 7, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Para o último dia do evento, está confirmada a presença do presidente do CFOAB Cláudio Lamachia.

O propósito da conferência estadual, que contará com a diretoria da OAB, incluindo o presidente Lúcio Flávio de Paiva, é debater grandes questões de interesse da advocacia e inserir profissionais e estudantes em temas atuais, inéditos e pertinentes ao mundo jurídico. São esperados para a 2ª edição do evento pelo menos 2 mil participantes para uma maratona de palestras e painéis com nomes de destaque no Direito.

O tema do evento é Instituições em Crise: A Advocacia na Solução de Conflitos. O diretor-geral da Escola Superior Advocacia (ESA), Rafael Lara, à frente da coordenação da conferência, avalia a escolha do tema como pertinente ao cenário politico e social do País. “Vivemos um momento de questionamento sobre a atuação das instituições tradicionais. Acreditamos que a advocacia seja o caminho para responder a estes conflitos iminentes”, avalia

Programação

Juberto Jubé será um dos painelistas

A temática da conferência vai abranger as maiores áreas do Direito: Constitucional, Eleitoral, Público, Desportivo, Previdenciário, Processo Civil, Processo Penal, Processo do Trabalho e Humanidades. Serão diversas palestras com nomes de peso durante os dois dias de palestras.

Entre elas haverá espaço para um painel Direito Publicista, presidido pelo presidente da Comissão de Direito Publicista Juberto Jubé. Jubé explica que no painel Direito Publicista serão debatidos temas como A Advocacia Perante a Fazenda Pública e A Fazenda Pública em Juízo – Prerrogativas e Desafios. Eles serão apresentados por Georges Humbert, advogado e professor da Bahia, e Valentina Jungmann, conselheira federal da OAB.

O promotor de Justiça Danni Sales também será um dos palestrantes. Ele abordará o tema “Da validade processual penal das provas obtidas em sites de relacionamento (Facebook)”, dentro da programação do evento, na sexta-feira (6/10), às 16h15, na Sala Lago das Brisas.

Feira da Casag

O presidente da Casag Rodolfo Mota

De forma inédita, também acontece, juntamente com a conferência, a Feira Nacional da Caixa de Assistência (Casag) – um espaço com estandes de instituições ligadas ao meio jurídico e apoiadoras do evento. Para fechar o evento, a Caixa de Assistência oferece show com a banda Biquini Cavadão.

O presidente da Casag, Rodolfo Otávio Mota, observa que o propósito do evento é fomentar a discussão no âmbito jurídico utilizando a advocacia como agente transformador e que a Feira agrega criando um ambiente de troca de experiências e de fomento a novos negócios e parcerias.

Nos mesmos dias, a OAB-GO, em conjunto com a Associação Nacional dos Procuradores Estaduais e a Confederação Nacional de Mediação e Arbitragem, realiza um II Fórum Nacional de Mediação e Arbitragem. “O foco é apontar questões práticas da conciliação, mediação e arbitragem para o meio empresarial, para o agronegócio e para o setor público. Este assunto não é tão explorado no meio jurídico”, ressalta o presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Ordem, Renan Santos Martins.