UFG acata recomenda do MPF-GO e procede a colação de grau de formados mesmo com greve de servidores

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) teve sua recomendação acatada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) para que aquela instituição de ensino procedesse, de imediato, a colação de grau de seus formandos. As solenidades estavam sendo adiadas em virtude de greve dos seus funcionários. A recomendação, expedida no último dia 16 de setembro, também foi dirigida ao Sindicato dos Trabalhadores Político-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESGO), representante dos servidores grevistas.

Em resposta, a UFG informou ao MPF/GO o acatamento da recomendação e, desde a última quarta-feira (30/9), alunos dos mais variados cursos já começaram a colar grau. Segundo o calendário enviado pela universidade ao MPF/GO, as solenidades ocorrerão até o dia 23 do próximo mês. Já o SINT-IFESGO admitiu que a greve ocasionou o adiamento dos eventos, mas que estava deferindo pedidos mais urgentes de alunos que necessitavam da colação de grau para fins de atividades profissionais.

A procuradora da República Mariane Guimarães de Mello Oliveira, autora da recomendação, voltou a destacar que os alunos não poderiam ser prejudicados por entraves burocráticos da UFG a que não deram causa e, por isso, verem postergado o exercício de sua profissão.