TRT-GO sedia o lançamento de campanha contra o tráfico de pessoas em Goiás

O lançamento da campanha de conscientização contra o tráfico humano em Goiás “U.N. GIFT BOX” será nesta quinta-feira (10), às 10 horas, no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia. A iniciativa é do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado de Goiás, com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do TRT-GO O objetivo é alertar e despertar a sociedade goiana para o debate sobre a temática do tráfico de pessoas no Estado.

Durante o evento será aberta a GIFT Box, uma grande caixa de presente, que mostra como os traficantes enganam as suas vítimas com falsas promessas, iniciando o processo de aliciamento. A caixa de presente é grande, bonita e chamativa, e convida o público para diversas oportunidades para realizar os sonhos, como viajar pelo mundo e ganhar um bom dinheiro. Dentro da caixa, as pessoas descobrem que, na realidade, não se trata de uma proposta de trabalho e se deparam com uma série de relatos e fotos de vítimas do tráfico humano, para exploração sexual, trabalho escravo, adoção ilegal de crianças e tráfico de órgãos.

A exposição ficará no TRT até o dia 18 de dezembro. Depois a Gift Box irá para lugares de grande circulação de pessoas em Goiânia, como shoppings, universidades e eventos públicos e, após, percorrerá outras cidades do Estado.

A campanha também envolve peças publicitárias em jornal e rádio, que vão alertar sobre esse crime e como ele afeta pessoas em diversos países e comunidades pelo mundo. Os custos da campanha foram pagos com recursos obtidos pelo MPT em acordos e ações contra empresas que desrespeitaram os direitos dos trabalhadores.

O Movimento Gift Box foi criado no Reino Unido pela ONG Stop The Traffik, durante as Olimpíadas de Londres em 2012, em cooperação com a United Nations Global Iniciative to Fight Trafficking (UN.GIFT), com o objetivo de fortalecer o movimento de ativistas mundiais para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo. No Brasil, o movimento tem sido realizado em grandes cidades, promovendo a conscientização e a sensibilização da sociedade, utilizando como estratégia a caixa de presente que mostra como as pessoas são enganadas pelos traficantes de seres humanos.