Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro abre concurso com 50 vagas para juiz substituto

O edital de abertura do novo concurso público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) foi lançado. De acordo com o regulamento, a Fundação Vunesp é a banca organizadora, que será responsável pela seleção de 50 novos juízes substitutos, sendo três reservadas a candidatos com deficiência e 10 a candidatos que se autodeclararem negros. Trata-se do 48º concurso para ingresso na magistratura de carreira do órgão. A remuneração do cargo é de R$ 30.404,42.

Para concorrer é necessário ser bacharel em direito há três anos, no mínimo, por instituição de ensino superior oficial ou reconhecida, com diploma registrado pelo Ministério da Educação; além de três anos de atividade jurídica até a data da inscrição definitiva.

O concurso será composto por prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 15 de dezembro. A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de 80 questões, valendo 0,125 cada resposta certa, distribuídas em três blocos de matérias a seguir especificados:

Bloco I: direito civil, direito processual civil, organização judiciária, direito do consumidor, direito da criança e do adolescente; direitos difusos e coletivos.

Bloco II: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral.

Bloco III: direito empresarial, direito tributário, direito ambiental e direito administrativo.

Haverá ainda provas escritas, exames médicos e psicológicos, sindicância de vida pregressa e investigação social, prova oral e avaliação de títulos.

As inscrições preliminares poderão ser feitas de 18 de setembro a 25 de outubro, pelo site da banca organizadora, www.vunesp.com.br. O valor da taxa é de R$ 250.

O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado. Fonte: CorreioWeb