TJ do Amapá recebe inscrições para concurso para juiz substituto até dia 4 de novembro

Publicidade

Com 11 vagas previstas, o 10º Concurso para Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Amapá está com inscrições abertas até dia 04 de novembro, às 16 horas. Os interessados podem se inscrever aqui. O edital está disponível aqui.

Do total das vagas ofertadas, 5% são reservadas a pessoas com deficiência e 20% a candidatos negros. A primeira etapa, uma prova objetiva, será realizada já no dia 16 de janeiro de 2022 e o certame terá validade de dois anos, prorrogável por igual período – além das 11 vagas estabelecidas, o concurso poderá prover outras que surgirem durante sua validade.

De acordo com o presidente da comissão, desembargador Carmo Antônio de Souza, o concurso tem seis etapas, mas a comissão pretende publicar o resultado definitivo ainda em 2022. Parte do certame será realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e parte pelo próprio TJAP.

A prova objetiva seletiva abordará 12 disciplinas, divididas em três blocos, e o candidato terá que obter acerto mínimo de 60% das questões para concorrer à etapa seguinte, que é dissertativa e dividida em uma parte teórica e outra prática (esta última com duas sentenças).

Na terceira etapa, o concorrente passará por exames de saúde e psicotécnico, além de sindicância de vida pregressa e investigação social. Em seguida, os candidatos serão submetidos à prova oral e os aprovados participarão do curso de formação – ministrado pela Escola Judicial do Amapá (EJAP) e, por fim, pela análise de títulos (sexta e última etapa).